Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Começa a campanha educativa para o Maio Amarelo em Belém

CreateThumbnail (1)Teve início na manhã desta quarta-feira, 11, na Escola Municipal Amália Paumgartten, no bairro do Guamá, a programação da Prefeitura de Belém em alusão ao movimento Maio Amarelo. Na abertura da campanha, agentes educadores da divisão de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) apresentaram uma peça educativa sobre segurança no trânsito. As crianças que frequentam a escola também participaram da ação, compartilhando de forma lúdica, relatos reais de casos em que a imprudência no trânsito acabou vitimando parentes ou pessoas próximas delas.

Há sete anos atuando como diretora da escola, Ana Cláudia Borba acredita que iniciativas como essas são sempre válidas para a formação das crianças. “No trânsito, nem sempre somos nós os imprudentes, por isso precisamos ter um cuidado dobrado, pois muitas vezes outros condutores acabam trazendo riscos para terceiros”, analisa. Mesmo assim, Ana Cláudia acredita que as constantes campanhas educativas desenvolvidas nas escolas, despertam a consciência de cidadão desde a mais tenra idade.  “Quando abordamos os estudantes sobre a segurança no trânsito percebemos neles o interesse em seguir as recomendações. A problemática maior está mesmo nos pais de alguns alunos que não costumam entender a importância de ser prudente”, disse.

O estudante Renan Wanzer, de 15 anos, aprova a iniciativa da Prefeitura em realizar campanhas educativas não só nas ruas, mas também dentro das escolas. Para Renan, ter cautela e tomar atitudes visando à segurança no trânsito sempre é melhor do que se estressar e acabar causando acidentes. “Os professores sempre nos incentivam a sermos cidadãos melhores, a cuidar da comunidade e ter cautela ao atravessar a rua, esperar os ônibus ou mesmo ir à esquina de casa”, afirma.

A programação da Semob para o Maio Amarelo continua nesta quinta-feira, 12, com uma palestra sobre o tema “Trânsito: Uma Questão de Comportamento” a ser realizada na faculdade Estácio-FAP, localizada na Rua Municipalidade, 839. No dia 13, sexta-feira, a partir das 9h haverá blitz educativa para condutores e pedestres na Avenida Almirante Barroso, em São Brás. Às 19h30, a programação prossegue com a palestra “Prevenção a Acidentes no Trânsito”, na Faculdade Maurício de Nassau, situada na Travessa Quintino Bocaiúva, 1808. Já no dia 19, quinta-feira, será realizada uma blitz educativa na Avenida Presidente Vargas com a Rua Gama Abreu. Depois, no dia 20 de maio, os agentes educadores da Semob estarão na Escola Municipal Alfredo Chaves, localizada na Rua 02 de Dezembro, no bairro do Cruzeiro, em Icoaraci. No dia 23 mais uma blitz educativa será realizada, dessa vez para os funcionários da Rede Celpa, na sede da empresa, que fica na Avenida Augusto Montenegro, a partir das 8h.

No dia 24, a Semob estará presente na Escola Estadual Professora Odete Marvão, situada na Avenida Augusto Montenegro, Passagem Oliveira, Rua Oscarina Darc, 31. O encerramento das ações será no próximo dia 25, com uma blitz educativa, na Avenida Almirante Barroso com a Travessa Tavares Bastos.

“O Maio Amarelo não é apenas uma campanha, mas sim uma ação, onde toda a sociedade está convidada a participar de debates sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. A ideia é definir ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas e pedestres”, destaca o técnico em segurança e educação para o trânsito da Semob, Manoel Pinheiro.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Eliza Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais