“É tudo de bom. Ajudou tanto quem mora por aqui como quem mora nas proximidades. Temos segurança porque os espaços de pedestres e ciclistas são bem divididos”, elogia a aposentada Clari Santos, de 51 anos. Ela é uma das muitas pessoas que utilizam a nova avenida Augusto Montenegro para caminhadas, corridas e treinamentos funcionais.
Iniciada em abril de 2015, a obra do Sistema Bus Rapid Transit (BRT) na avenida Augusto Montenegro já foi concluída no primeiro trecho, entre o Entroncamento e o Mangueirão, com cerca de quatro quilômetros de via completamente urbanizada e pavimentada. O trecho representa quase 30% dos 13,7 quilômetros do total da obra.
No trecho de quatro quilômetros, a avenida possui, de ambos os lados, novas calçadas e ciclovia. São cerca de 20 mil metros quadrados de calçadas largas e niveladas. Os ciclistas foram contemplados com mais de 11 mil metros quadrados de ciclovia sinalizada. Um projeto de arborização e paisagismo complementa a obra. Nas chamadas faixas verdes, que acompanham as calçadas, pista e ciclovia, já foram plantadas mudas de árvores de várias espécies, além de grama.
Para Clari, que iniciou as caminhadas por recomendação médica, a prática esportiva no espaço revitalizado é mais prazerosa. “Sinto-me tão bem quando caminho e com um espaço tão bonito e convidativo como esse não tem como ficar parada em casa”, diz a aposentada.
Mesmo com o cair da noite, os pedestres continuam a utilizar a via. Isso porque o novo projeto de iluminação pública garante melhores condições de luminosidade na avenida. São utilizados postes metálicos de 12 metros de altura, com o alcance de 30 metros e luminárias em LED de última geração.
Para Silvio Nazareno, 56 anos, a iluminação é mais um fator convidativo para o cuidado com a saúde. Ele mais três amigos se reúnem todo final de tarde para caminhar juntos até o começo da noite. “Todas essas condições são propícias para nós virmos caminhar. Depois do trabalho, nos encontramos e vamos até próximo do Mangueirão sem preocupação porque está tudo bem sinalizado e iluminado”, destaca.
Academia ao Ar Livre – Complementando a obra, há também a Academia ao Ar Livre Francisco Marques Bastos, em frente ao conjunto Gleba 1, na Marambaia, entregue em outubro pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel). Lá, frequentadores utilizam os 14 aparelhos em aço carbono com regulagem de peso. Além disso, dois instrutores orientam os exercícios.
Frequentador assíduo, Alberto Salgado, 63 anos, só tem elogios para as duas obras que beneficiam a população. “Eu começo com a caminhada e depois venho aqui para academia complementar com os exercícios guiados”, explica.
Depois que se aposentou, Alberto desenvolveu um quadro de depressão e os exercícios foram a saída para superar o problema de saúde. “Fiquei tempo demais parado em casa e fui aconselhado a me exercitar. Depois que comecei melhorei muito. Obras assim devem continuar para que outras pessoas, assim como eu, sejam beneficiadas”, afirma.
O projeto “Saúde e Lazer” do município está presente nas 26 Academias ao Ar Livre, com circuitos, aulas de ritmos e aeróbica. “Implantamos esse equipamento público para contemplar os usuários dos segmentos de exercícios físicos, levando mais saúde, vida saudável e, sem dúvida, tirando do sedentarismo pessoas que não possuem condições financeiras para arcar com uma academia”, destaca Deivison Alves, titular da Sejel.
Segundo trecho – Em paralelo à primeira etapa, as obras no segundo trecho, entre o Mangueirão e o Tapanã, com extensão total de 3,6 quilômetros, seguem dentro do cronograma. Como no primeiro trecho, serão realizados, também, os serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e urbanização da via com a implantação de ciclovia sinalizada, construção de novas calçadas, iluminação e paisagismo, além da construção de um viaduto, mais três estações idênticas as do primeiro trecho e um terminal de integração.
Texto: Andre Macedo
Foto: Adriano Magalhães / Uchôa Silva-Agência Belém
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)