Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Semob e GMB apreendem carros irregulares na Pedro Álvares Cabral

49171_107646Três ônibus, quatro carros particulares e duas motos foram apreendidos na manhã desta quinta-feira, 24, em fiscalização realizada na avenida Pedro Álvares Cabral pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, Semob, em parceria com a Guarda Municipal de Belém, GMB.

O objetivo da operação é fiscalizar os veículos quanto à documentação e estado físico.  “Estamos com cerca de 30 agentes na operação e estamos fiscalizando também os ônibus que estão com vidros quebrados e com pneus irregulares”, declara o agente de Operações e Transporte da Semob, Murilo Souza.

A Guarda Municipal atuou na segurança dos agentes da Semob durante a operação. “Nós estamos com cinco guardas fazendo a segurança dos agentes e também ajudamos na identificação das irregularidades dos veículos. Quando encontramos algo fora do normal nós contatamos os agentes da Semob”, disse o inspetor Roberto Campos.

Os agentes que participaram da operação fazem parte do “Curso de Agente de Transporte” desenvolvido em parceria com o Sest-Senat. “Essa é a primeira aula prática do curso que estamos desenvolvendo. Estamos qualificando tanto novos como antigos agentes”, afirma o instrutor do Sest-Senat, Jean Pierre.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Edmilson Lima, falou da importância da parceria do órgão na qualificação dos agentes. “Nós estamos treinando os agentes para lidar com os primeiros socorros em caso de acidentes e incêndios. E isso é muito importante, principalmente em casos de incêndio onde cada dez pessoas oito não sabem usar o extintor”, esclarece o sargento Lima.

Com a moto apreendida, o motoqueiro Edil Marques garante que vai ter mais cuidado quando utilizar o veículo. “Estou sem a documentação da moto, por isso me pararam. Da próxima vez vou prestar mais atenção nisso. É importante que operações como essas ocorram porque a insegurança no trânsito de Belém é muito grande. Os veículos são muito irregulares”, reconhece.

Texto: Vanessa Lago
Foto: Tássia Barros – Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS

Redes Sociais