Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura finaliza preparativos nos cemitérios para as visitas do Dia das Mães

CreateThumbnail (6)

Os cemitérios de Belém estão sendo especialmente preparados para receber os visitantes que vão prestar as homenagens do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 14. Os serviços de organização foram intensificados desde no início do mês e seguem até a data comemorativa para garantir uma visitação tranquila. Equipes das Secretarias Municipais de Urbanismo (Seurb), Saneamento (Sesan) e Meio Ambiente (Semma) montaram um mutirão para realizar os serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo nos cemitérios e no entorno.

Entre esta sexta-feira, 12, e o domingo,14, são esperadas cerca de 30 mil pessoas no cemitério Santa Izabel, 25 mil no São Jorge e 2 mil no Soledade. “Essa força-tarefa, que envolve Seurb, Sesan e Semma, buscou antecipar a limpeza e organização para que até o Dia das Mães esteja tudo em ordem e os filhos possam fazer suas homenagens com tranquilidade e segurança”, explica a diretora do Departamento de Necrópoles da Seurb, Simone Aguiar, que administra os três cemitérios.

A Seurb também reforçou a manutenção da iluminação pública nas principais ruas de acesso, nos arredores e no interior dos cemitérios Santa Izabel; Soledade; São Jorge; Tapanã; Santa Izabel, de Icoaraci; e São José, do Benguí.

Trânsito – Para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, reduzindo conflitos entre veículos e pedestres, e assegurar maior conforto para os visitantes, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) distribuirá 20 agentes de trânsito no entorno dos principais cemitérios da capital.

A ação da Semob terá início ainda no sábado, 13, a partir das 7h, com dez agentes de trânsito e duas viaturas ordenando o trânsito na área do cemitério Santa Izabel, localizado no bairro do Guamá, o mais movimentado nessa data. Já os cemitérios Santa Izabel de Icoaraci e do Tapanã contarão, cada um, com o apoio de uma viatura com dois agentes. Completando a operação, o cemitério São Jorge, na Marambaia, terá o apoio de uma viatura e seis agentes.

Em virtude do grande fluxo de visitantes no cemitério Santa Izabel, a avenida José Bonifácio, no trecho entre as ruas Paes de Souza e dos Mundurucus, bem como as ruas dos Pariquis e dos Caripunas, ambas localizadas entre a travessa Castelo Branco e avenida José Bonifácio, serão interditadas para veículos. Por isso, a partir das 6h de domingo, as linhas de ônibus que operam no trecho interditado também terão os itinerários alterados.

Linhas de ônibus – As linhas que operam via travessa Castelo Branco, rua dos Caripunas e avenida José Bonifácio farão o trajeto pela travessa Castelo Branco, rua Silva Castro, avenida José Bonifácio, a destino. As linhas que operam via avenida Bernardo Sayão e avenida José Bonifácio, farão percurso pela avenida Bernardo Sayão, avenida José Bonifácio, rua Paes e Souza, rua Barão de Mamoré, avenida Conselheiro Furtado, avenida José Bonifácio, a destino.

As linhas que operam via rua Barão de Igarapé Miri, avenida José Bonifácio, nos sentidos bairro-centro e UFPA-Satélite, irão pela rua Barão de Igarapé-Miri, avenida José Bonifácio, rua Paes e Souza, rua Barão de Mamoré, avenida Conselheiro Furtado, avenida José Bonifácio, a destino.

As linhas Guamá-Presidente Vargas e Guamá-Montepio farão percurso, no sentido bairro-centro pela rua Barão de Igarapé-Miri, avenida José Bonifácio, rua Paes e Souza, rua Barão de Mamoré, rua dos Mundurucus, a destino. Já no sentido centro-bairro, irão pela travessa Guerra Passos, avenida Conselheiro Furtado, travessa Castelo Branco, rua Silva Castro, avenida José Bonifácio, a destino.

Já a linha Guamá-Ver-o-Peso fará, no sentido bairro-centro, o seguinte itinerário: rua Barão de Igarapé-Miri, avenida José Bonifácio, rua Paes e Souza, rua Barão de Mamoré, avenida Conselheiro Furtado, avenida José Bonifácio, a destino. As linhas de ônibus voltarão a realizar seus itinerários normais ainda no domingo, por volta das 19h.

Comércio informal – Quem for prestar homenagens às mães contará ainda com as ofertas das barraquinhas de flores e velas, comercializadas pelos trabalhadores informais cadastrados na Secretaria Municipal de Economia (Secon). Desde o início da semana, os fiscais do órgão realizam ações de demarcação de espaços dos ambulantes, para que eles possam atender os visitantes dos cemitérios, sem atrapalhar o direito de ir e vir da população.

Para o domingo, a Secon escalou 20 servidores que atuarão, das 8h às 14h, no reforço do ordenamento do comércio informal nos cemitérios Santa Izabel, São Jorge e Tapanã.

Segurança será garantida por 330 guardas municipais

Um efetivo de 330 guardas municipais, sendo 165 por dia, está escalado em sistema de rodízio em pontos estratégicos dos cemitérios para garantir a tranquilidade aos visitantes que pretendem fazer homenagens póstumas às mães. De acordo com o chefe da Divisão de Planejamentos da Guarda Municipal de Belém, inspetor Antônio Carlos, a Operação Dia das Mães começa no sábado, 13, às 7h, e se estende até às 18h de domingo, 14. Agentes do operacional e dos grupamentos especiais, como os Grupamentos de Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda da Capital (Rondac) e SOS Mulher, foram escalados para melhor servir a população na segurança interna e no entorno dos cemitérios.

O esquema de segurança será realizado nos cemitérios de Santa Izabel, no Guamá; São José, no Benguí; São Jorge, na Marambaia; Soledade, em Batista Campos; Tapanã; Santa Izabel, em Icoaraci; e São José da Vila, em Mosqueiro.

No Santa Izabel, haverá um efetivo com 68 guardas e seis motos nas rondas, além de todo dispositivo que envolve o serviço de videomonitoramento (câmera de 360°, com visão panorâmica de todo cemitério, e guardas para pronta resposta); no São Jorge serão 30 guardas, uma viatura e três motos; no Soledade, dez guardas; no São José, seis guardas; no Tapanã, 20 guardas, uma viatura e três motos; no Santa Izabel, em Icoaraci, 16 guardas; e no São José da Vila, 15 guardas.

Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)

Redes Sociais