Zenaldo Coutinho inaugura novo Terminal São Brás que passa a integrar passageiros do BRT

90507_299552
Foi entregue na manhã deste sábado, 17, pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, o Terminal São Brás que está pronto para a integração de passageiros com o Terminal Mangueirão e demais estações que integram o Sistema Bus Rapid Transit (BRT), Belém.
A obra durou cerca de dez meses e envolveu a edificação de dois módulos, além de um novo trecho de pista de concreto, em continuidade à canaleta da avenida Almirante Barroso, por onde circularão os ônibus do BRT, contornando a Praça da Leitura. Também foi construído um novo trecho de ciclovia entre as estações e a praça. Juntamente com o terminal, foram entregues as estações Império Amazônico e Tavares Bastos, totalizando sete estações ao longo da Almirante Barroso.
Durante a cerimônia de inauguração, Zenaldo Coutinho enfatizou que o Terminal São Brás conta com a infraestrutura ao redor, incluindo ciclovias e reforma do entorno. “Logo ao lado temos a estação da Governador José Malcher, e próximo a ela, o emblemático Chapéu do Barata que passará também por reforma para o funcionamento de um dos órgãos da administração municipal. Portanto, este é o último dos terminais da Almirante Barroso e é mais uma etapa de muitas que virão complementando o BRT, objeto da minha atenção diária”, declarou o gestor municipal.
Ainda de acordo com o prefeito, até dezembro deste ano a obra da via expressa da Av. Augusto Montenegro deverá estar concluída, assim como o viaduto do cruzamento com a Av. Centenário.
Com a entrega do Terminal São Brás, a Prefeitura de Belém dá início a mais uma etapa rumo à integração do sistema de transporte público de Belém, que de São Brás ao Terminal Mangueirão, tem aproximadamente nove quilômetros de extensão. “O funcionamento deste terminal era o mais importante para que houvesse a integração da Augusto Montenegro com Almirante Barroso”, destacou o secretário municipal de Urbanismo, Adinaldo Oliveira.
A partir de segunda-feira, 19, em caráter experimental, ônibus que fazem as linhas de Icoaraci e Outeiro com retorno em São Brás passarão a utilizar a estrutura do terminal, já com o pagamento de passagem do lado de fora do veículo, e possibilidade de integração ao ônibus BRT.
São as linhas chamadas de paradoras, pois são ônibus comuns que trafegam do lado de fora da canaleta, nas faixas de tráfego misto, fazendo embarque e desembarque de passageiros ao longo das avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso. Em uma próxima etapa, essas linhas sairão de seus pontos de origem e irão apenas até o Terminal Mangueirão, onde irão alimentar o BRT e retornarão aos bairros, não vindo mais até São Brás.
Nesta fase experimental os usuários destas linhas serão introduzidos no sistema BRT através do Terminal São Brás, para que conheçam a possibilidade de integração e a prática de pagar a passagem. A titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ana Paula Grossinho reitera que os terminais estarão com funcionamento a partir das 06h. “Neste primeiro momento da fase experimental, essa será uma iniciativa, também, para atender a grande demanda da população que reside em Outeiro e Icoaraci, a mais impactada com as obras do BRT”.
O casal de aposentados Sônia e José Antônio Pereira, estão em Belém a passeio, e se depararam com a inauguração do terminal e a infraestrutura no entorno do espaço. “Já ficamos encantados com esta cidade pela receptividade das pessoas, e hoje definimos que nosso roteiro seria Icoaraci, foi quando vimos que sairia daqui um ônibus do BRT fazendo essa integração com o outro terminal a caminho do distrito”, ressaltou Sônia. “O sistema de transporte rápido traz mobilidade para qualquer lugar. Belém certamente vai dar um salto à frente de outras localidades”, completou José Antônio.
As linhas que entrarão no Terminal São Brás são: Icoaraci-São Brás-Paracuri I; Icoaraci-São Brás-Paracuri II; Itaiteua-São Brás e Outeiro-São Brás.
Com o Terminal São Brás funcionando, os ônibus BRT que atualmente saem do Terminal Mangueirão até a Estação Antônio Baena, passarão a ter o novo terminal como ponto de retorno, atendendo também um grande número de pessoas que hoje utilizam a parada de ônibus em frente ao Terminal Rodoviário de Belém para embarque em ônibus comuns, e que poderá optar por entrar no Terminal São Brás, pegar um ônibus BRT e seguir até o Terminal Mangueirão como ponto final ou, de lá, integrar em uma das outras linhas que já operam com integração no local.
A auxiliar administrativa Glaucia Barbosa, 47 anos, residente na Marambaia fez pela primeira vez o percurso no ônibus de integração. “Como a gente precisa vir de um local mais afastado do centro, esse sistema só veio para contribuir com o nosso transporte público, o local vai ser uma opção inclusive para dar mais segurança para os passageiros que aguardam ônibus em São Brás”, reconheceu.

Texto: Karla Pereira
Foto: Alessandra Serrão
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)