Em Belém, não é só o BRT que, ao entrar em nova etapa, vai redesenhando o sistema de transporte público da capital, de forma a modernizá-lo em prol da mobilidade coletiva, conforme preconizam os padrões mais atuais de administração pública. Aproveitando o calor do verão e a diminuição do fluxo de veículos na cidade em virtude das férias escolares, a Prefeitura de Belém deu início à implantação do BRS, sistema de ônibus rápido, que se caracteriza por faixas exclusivas para ônibus comuns em grandes corredores de tráfego. O projeto piloto englobará as avenidas José Malcher (da Av. José Bonifácio à Visconde de Souza Franco), Conselheiro Furtado (da Tv. Castelo Branco à Padre Eutíquio) e Tv. Castelo Branco (que servirá de integração entre a Av. José Malcher e a Conselheiro).
Com o novo sistema, a faixa da direita das vias que abrigam o BRS passam a ser exclusivas para ônibus. Nos locais onde há paradas, há permissão para que os ônibus que não precisem fazer embarque e desembarque de passageiros ultrapassem os demais pela faixa imediatamente ao lado, que receberá uma pintura pontilhada, indo para o tráfego misto com os demais veículos e na sequência retornando ao BRS. Aos veículos de passeio só será permitida a passagem pela faixa exclusiva para acesso a garagens e para conversões à direita na via.
O objetivo principal é tornar o corredor de ônibus mais veloz, com o usuário do sistema de transporte público de Belém tendo ganho no tempo de viagem, mas há também outras vantagens decorrentes disso, como o ganho de espaço nas demais faixas para os veículos comuns, que passam a não mais “concorrer” com os ônibus, que costumam ocupar por vezes até três pistas da via, e também evitar, assim, a queima de paradas, uma prática infelizmente ainda comum exatamente quando os ônibus trafegam longe da faixa da direita, não permitindo o acesso de usuários. A segurança para o embarque e desembarque dos coletivos, portanto, é outro ganho com o BRS.
“Este trabalho deve ser feito por etapas, já que implica em uma mudança de comportamento de todos os atores que compõem o trânsito, sejam eles motoristas de ônibus, de veículos particulares, motociclistas, ciclistas e pedestres”, justifica Ana Paula Grossinho, titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob, que coordena a implantação do BRS. “Este é um modelo que já está implantado em grandes capitais, como Rio de Janeiro, o que tornou o uso do sistema de transporte público muito mais interessante ao usuário”, completa.
O trabalho de pintura teve início em meados de junho, na Av. Governador José Malcher e já contemplou também a avenida Conselheiro Furtado. A previsão é que toda a pintura seja concluída no final do mês de julho. “Este período de verão é favorável, porque chove menos e conseguimos fazer a pintura de forma mais eficaz e rápida”, explica a superintendente da Semob. “Optamos por iniciar apenas com ruas que estão indo para o centro, para ter um tempo de adaptação às pessoas. Na segunda etapa faremos em ruas saindo do centro e depois ampliaremos a malha BRS”, completa Francimário Arcoverde, diretor de projetos de mobilidade da Semob.
Quando a pintura for concluída, será a vez da sinalização vertical ser implantada, para, em seguida, começar uma campanha educativa, antes de se iniciar, de fato, a utilização do BRS e a fiscalização para que ele seja respeitado por ônibus e veículos particulares. Também será determinado o horário de funcionamento do sistema. “Quando a sinalização estiver pronta, iremos estipular um horário para a faixa exclusiva, que será fundamentalmente em horários de maior circulação dos ônibus no centro expandido de Belém. Fora do horário regulamentado para os ônibus, os veículos comuns poderão circular normalmente pela faixa à direita”, completa Francimário.
Texto: Esperança Bessa
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)