Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Obra do elevado da Independência tem mega operação para instalação de vigas

91400_308979Quem mora ou transita pela avenida Augusto Montenegro próximo a avenida Independência tem observado, desde fevereiro, o surgimento do elevado que integrará o Sistema BRT, naquele cruzamento. Esta semana uma mega operação está sendo realizada para a instalação de 16 vigas que fazem parte da laje do elevado. A operação ocorre durante a madrugada, no período de 00h as 5h, por medida de segurança e para evitar possíveis transtornos ao trânsito. Os esforços começaram na terça-feira e seguem até a este sábado, para transportar e posicionar as peças, de 20 metros de comprimento e peso de 26 toneladas.
Atuam cerca de 50 profissionais, como engenheiros, técnicos, operadores e motoristas da Seurb, do consórcio responsável pela obra e de outras empresas que dão suporte. Além disso, mais de dez equipamentos e maquinários dentre caçambas, carretas, guindaste, caminhão munk, geradores e iluminação são utilizados. Agentes da Semob atuam no fechamento do trânsito.
O engenheiro e fiscal da obra pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Eduardo Mello, explica que a operação teve um projeto técnico e planejamento especiais. “Tudo nessa operação foi planejado, desde a interrupção do trânsito, até o tipo de equipamento e duração de cada etapa. Foram transportadas quatro vigas, por noite, da Mario Covas até a obra. Cada viga foi carregada, individualmente, em uma carreta com tamanho apropriado e cuidado na velocidade para evitar abalos. O guindaste utilizado, também é especial, com um braço que tem altura adequada para erguer as peças. Todas as etapas foram cuidadosamente realizadas”, detalhou o engenheiro.
No total, são 64 vigas pré-moldadas, que estão prontas em uma área localizada na avenida Mario Covas. Segundo o engenheiro, até setembro, serão realizadas novas operações para transportar e instalar o restante de vigas. “Com a instalação das vigas, passaremos para a construção da laje do elevado”, explicou Eduardo Mello.
Elevado – A parte suspensa do elevado terá uma extensão de cerca de 400 metros, com largura de mais de 20 metros. Ele atingirá, no seu ponto mais alto, a altura de nove metros. O acesso ao elevado será por meio de rampas. Por baixo dele, haverá uma sistema viário que permitirá o acesso às demais avenidas e ao comércio local.
Com uma faixa para o ônibus BRT e duas para veículos comuns, em cada sentido da via, o elevado eliminará o sinal, nos dois sentidos da Augusto Montenegro, no cruzamento com a Independência e a Centenário, reduzindo o tempo de viagem.
Além da obra no elevado, no trecho entre a Independência e Tapanã,  a pista do BRT está pronta e os trabalhos seguem para a finalização das três estações, que já estão com base e estruturas laterais erguidas e aguardam cobertura e fechamento laterais, além do Terminal Tapanã, que está com a fundação sendo concluída. Do Tapanã até Icoaraci, segue a construção da canaleta e das cinco estações do terceiro trecho, que também terá o Terminal Maracacuera.

Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus 
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)

Redes Sociais