Quem mora ou precisa transitar diariamente pela avenida Bernardo Sayão, no Guamá, precisa estar atento às mudanças de trânsito. Para atender as necessidades nas obras de duplicação, drenagem e pavimentação da via, executadas pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), o trânsito no trecho entre a avenida José Bonifácio e passagem Rui Barbosa, foi interditado. O acesso é permitido apenas aos moradores ou quem trabalha na área.
De acordo com a coordenadora geral do Promaben, Luciana Vasconcelos, a interdição é necessária para dar prosseguimento ao assentamento das aduelas. As peças em concreto são utilizadas para drenagem de águas da chuva e pesam, aproximadamente, oito toneladas cada. “A previsão é que os serviços executados no referido trecho durem cerca de 30 dias. Por se tratar de uma obra de grande impacto e importância para a população, estamos executando o serviço por etapas, buscando assim, minimizar os transtornos causados aos moradores. Toda obra gera alguns transtornos momentâneos, mas os benefícios serão permanentes e é importante lembrar também que essa obra irá beneficiar mais de 220 mil pessoas”, ressalta.
Para garantir o andamento e a segurança dos técnicos e operários envolvidos na obra, bem como da população em geral, o trânsito precisou ser desviado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) a partir da avenida José Bonifácio. Agora quem precisar se dirigir à Universidade Federal do Pará deverá desviar para a José Bonifácio e seguir pelas ruas Barão de Igarapé Miri, Augusto Corrêa, avenida Perimetral até a UFPA. “Pelo fato de a rua Barão de Igarapé Miri ser a via que melhor comporta o fluxo de veículos que transitam na área com destino à universidade, optou-se por manter o mesmo desvio programado desde o início das obras. A alteração no trânsito prevê tanto veículos particulares como as linhas de ônibus”, explica o diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas.
Durante a interdição, os moradores do entorno da Bernardo Sayão poderão contar com a linha circular Augusto Corrêa – Bernardo Sayão, uma linha especial, que funciona em caráter emergencial e de forma gratuita. A linha parte do Terminal UFPA e segue pela rua Augusto Corrêa até um ponto de retorno programado na avenida Bernardo Sayão.
Texto: Ricardo Miranda
Foto: Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)