Operação anual para reaferição de radares prossegue em Belém

91967_314238Na madrugada desta quarta-feira, 30, teve continuidade a operação anual de reaferição dos radares instalados em Belém. Os testes são realizados anualmente pelo Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará), com o apoio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), e servem para garantir a confiabilidade dos aparelhos usados para fiscalizar infrações como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestres, imprudências que são apontadas como as principais causas de acidentes de trânsito e congestionamento.
Os testes foram realizados nos radares instalados na avenida João Paulo II, às proximidades do Batalhão da Polícia Ambiental do Pará, no cruzamento das avenidas Centenário e Major Aviador Seda, e por último na avenida Pedro Álvares Cabral com a passagem Mucajá. Na semana passada foram testados os aparelhos localizados na avenida Perimetral, em frente à Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará UFPA (antigo NPI), e no cruzamento da avenida Pedro Álvares Cabral com a travessa Dom Pedro I.
De acordo com o metrologista Alicio Brito Filho, os testes ocorrem em duas etapas. “Primeiro, fazemos a verificação visual do lacre do aparelho. Esse momento serve para analisarmos sua integridade e verificar se o mesmo não foi violado. Depois, entramos com os testes de velocidade, que é quando o veículo passa por cinco vezes pela faixa fiscalizada pelo radar para detectar se há algum problema na medição de velocidade do aparelho ou se continua dentro dos padrões”, explica Alicio.
Agentes de trânsito da Semob isolaram a área. “Os testes são marcados para ocorrer pela parte da noite porque é um período em que há um fluxo menor de veículos. Diferentemente das outras operações, em que bloqueávamos todo o trecho da via para que o veículo do Imetropará passasse pela faixa do radar, desta vez fizemos diferente: liberamos uma faixa de rolamento aos motoristas que porventura precisariam passar pela área de testes, enquanto o restante ficou interditado apenas para os testes. Dessa forma não houve transtorno para ninguém”, disse a agente de trânsito Sandreane Sampaio.
Atualmente, existem 31 pontos cobertos por fiscalização eletrônica em Belém, sendo que os radares que fiscalizam avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestres funcionam até as 22h, todos os dias. Apenas os radares que fiscalizam excesso de velocidade funcionam de forma contínua. De acordo com a superintendente da Semob, Ana Paula Grossinho, toda implantação de radar é precedida de um estudo técnico realizado pela Prefeitura de Belém, que também disponibiliza o laudo para consulta pública. “No caso dos radares de velocidade, entre os fatores levados em consideração estão altos índices de acidentes com vítimas graves e/ou fatais, como demonstraram os estudos das avenidas Pedro Álvares Cabral e Centenário realizados em 2015, que mostraram que de janeiro a abril do ano anterior as duas vias somadas registraram 69 acidentes, 43% deles com vítimas. No caso dos radares de avanço de semáforo e parada sobre faixa, são escolhidos os pontos em que mais se observa fechamento de cruzamento, como na travessa Benjamin Constant com a avenida Nazaré ou na avenida 16 de Novembro com a rua João Diogo, o que afeta todo o fluxo de trânsito no entorno”, explica Ana Paula.
Esta foi a segunda etapa da operação para reaferição de radar do ano. Os próximos pontos da avenida João Paulo II que também possuem fiscalização eletrônica, como no cruzamento das travessas Humaitá, Mauriti e passagens Matilde e Ana Deusa, serão testados de acordo com o cronograma da Semob. “Sempre divulgamos a realização do procedimento de forma antecipada tanto para que os moradores ou quem precise transitar na área se preparem, como também para atestar a transparência e publicidade das ações realizadas pela Prefeitura de Belém. As próximas operações serão devidamente informadas à população com auxílio dos meios de comunicação”, informou a superintendente.
Por Ricardo Miranda
Fotos: Alessandra Serrão