Cultura de paz é tema de desfile escolar infantil no bairro da Pedreira

2017.09.05 – PA – Belém – Brasil: Dia da Raça – Secretaria Municipal de Saúde realiza desfile do Dia da Raça para Escolas Municipais. Banda da Guarda Municipal de Belém. Foto: Oswaldo Forte.
Com muito foco no tema “Belém em paz é a gente que faz: Educação, Cidadania e Sustentabilidade”, mais de 1300 alunos da rede pública municipal de ensino participaram do desfile escolar promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), na manhã desta terça-feira, 5, no bairro da Pedreira.
A Avenida Pedro Miranda, entre as Travessas Barão do Triunfo e Enéas Pinheiro esteve bastante movimentada com o desfile, que teve a participação de 32 unidades municipais de educação de vários bairros de Belém, do Distrito de Mosqueiro, da região das ilhas próximas à capital paraense, além das crianças atendidas pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie). Todos estudantes do ensino fundamental, com idades entre 4 e 15 anos.
A escolha do tema “Belém em paz é a gente que faz: Educação, Cidadania e Sustentabilidade” teve o objetivo de incentivar os estudantes e a sociedade em geral a assumir responsabilidades, valores, atitudes e comportamentos que fomentem uma ação ética com a vida e com o meio ambiente, em um movimento de construção de uma Aliança de Paz.
“É com grande alegria que estamos aqui com essas crianças nesta atividade que começa nas escolas, com alunos e professores trabalhando o tema da paz, no que pressupõe o protagonismo de todos. O mais importante é que esse movimento começa como uma estratégia de conteúdo, quando os estudantes passam a trabalhar o tema proposto e aprendem com ele, em várias atividades, inclusive, culturais. Precisamos falar bastante sobre a questão da violência, discutir esse assunto e assim, convocar a cidade de Belém a ser uma cidade menos violenta”, explicou o secretário municipal de educação, Marcelo Mazzoli.
“Temos um agradecimento especial aos pais e mães que nos dão o privilégio de poder contar com os filhos deles, das nossas escolas municipais, presentes neste desfile que nos lembra a Independência do Brasil. Porque nenhuma sociedade pode seguir adiante, sem que meninos e meninas estejam estudando, e reforçando que a educação é a base de tudo”, completou o secretário.
A dona de casa Maria Ataíde, de 65 anos, levou as netas Raíssa e Rayane, que são irmãs de 8 e 6 anos, respectivamente, para acompanhar o desfile. “Elas gostam muito de ver a ‘marcha’. Os pais delas não puderam vir, então, eu estou aqui com elas. Eu mesma gosto de ver como as crianças desfilam”, disse dona Maria Ataíde.
Temas – O desfile foi aberto às 8h30, pela Banda da Guarda Municipal de Belém, executando o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, a banda passou a acompanhar o desfile das escolas que atendem às crianças menores. A Unidade de Ensino Infantil (UEI) São Gaspar, do bairro Parque Verde, trouxe 40 crianças, com idades entre 3 e 5 anos, que falaram sobre sustentabilidade, com o tema “Tenha um pingo de consciência. Preserve a água”. Os pequenos usaram roupas nas cores azul e branco, e alguns deles representavam os próprios pingos d’água.
As escolas se mantiveram fiéis ao tema da paz, mas com foco também na sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. A UEI Isa Cunha, por exemplo, falou sobre paz, mas com foco na união das torcidas de futebol, e levou ao desfile os estudantes vestidos com uniformes do Clube do Remo e do Paysandu, que trouxeram uma faixa que alertava: “Esporte é só vida, com torcida unida”, e foi muito aplaudida.
Aplausos demorados do público receberam os estudantes integrantes do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes, que atende a crianças portadoras de necessidades especiais. O Centro trabalha com a inclusão desses estudantes na rede de ensino, e, atualmente, contabiliza cerca de 2 mil atendidos.
As escolas da região das ilhas, como as do Combu e Periquitaquara, também foram muito aplaudidas, e todas buscaram levar ao desfile as questões do cuidado em preservar o meio ambiente. As crianças atravessaram de barco, das ilhas, e chegaram por volta da 7 horas em Belém.
Muitas escolas municipais mantêm suas próprias bandas de fanfarras, formadas pelos próprios alunos. Os grupos musicais das escolas Maria Luiza Pinto do Amaral e Palmira Lins de Carvalho, de Belém, e da Lauro Chaves, da Baía do Sol, no Distrito de Mosqueiro, deram um verdadeiro show, empolgando a todos.
Para o estudante Ruan Vinícius, de 12 anos, que toca bumbo na banda da escola Palmira Lins de Carvalho, a música é muito importante. “Eu estou na banda só há cinco meses, mas já vejo que mudei a minha forma de ver a escola. É muito bacana aprender música e essa atividade faz bem, porque ela também é uma distração, e eu gosto muito de participar da banda”, contou o menino.
A segurança do local do desfile e do entorno foi reforçada e garantida por um efetivo de 50 homens do Grupo de Ações Táticas da Guarda Municipal, que contou ainda com três viaturas e seis motocicletas de apoio, durante a ação. “Mas tudo foi bem tranquilo, sem ocorrências. Chegamos aqui às 6h30 e tudo está em ordem”, garantiu o inspetor Laudevaldo, da Guarda Municipal.
Os desfiles escolares da rede municipal de ensino de Belém começaram na segunda-feira, 4, no Distrito de Icoaraci, e foram encerrados com os desfiles no bairro da Pedreira e novamente em Icoaraci, nesta terça-feira, 5.
Por Dedé Mesquita
Fotos: Oswaldo Forte