Prefeitura de Belém dá início à programação da Semana Nacional de Trânsito

CreateThumbnailQuem passou pelo cruzamento das avenidas Almirante Barroso com Júlio César, no bairro do Souza, na manhã desta segunda-feira, 18, se deparou com uma cena inusitada: enquanto os demais veículos aguardavam o sinal ficar no verde, atrás da faixa de retenção um automóvel flagrado parado sobre a faixa de travessia era “invadido” por pedestres que precisavam atravessar a via.
A ação, realizada pela equipe de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), fez parte da programação da Prefeitura de Belém para a Semana Nacional de Trânsito, que este ano está sob o tema “Minha escola faz a diferença no trânsito”, e propõe a conscientização da população sobre as atitudes que fazem a diferença em um trânsito mais seguro.
De acordo com superintendente de Mobilidade Urbana, Ana Paula Grossinho, a ação foi idealizada com o objetivo de chamar a atenção da população, em especial dos condutores, sobre os problemas que essa e outras práticas irregulares refletem no trânsito de um modo geral. “O tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano foi pontual em abordar as escolhas que fazemos no trânsito. Quando um condutor escolhe parar sobre a faixa de pedestre, fechar o cruzamento ou avançar o sinal vermelho, além de trazer risco para ele próprio, acaba afetando todo o fluxo no entorno. Por isso é importante também sermos mais conscientes, se quisermos que o trânsito melhore”, disse.
A pedestre Marizete Marques avaliou como positiva a ação e chamou a atenção para algumas situações que já presenciou nas ruas envolvendo pedestres. “No trânsito, quem tem prioridade é o pedestre, mas isso não quer dizer que não temos deveres também. Às vezes, enquanto o sinal ainda está aberto para os veículos, tem aqueles apressadinhos que não esperam e atravessam correndo, ou em meio aos carros. Isso tudo é muito perigoso”, alerta.
A equipe de educação da Semob ainda atuou nos cruzamentos da Almirante Barroso com  Governador José Malcher, em São Brás, e na avenida Presidente Vargas com rua Gama Abreu, no bairro da Campina.
Durante a apresentação, o professor de Educação Física, Fernando Matos, foi um dos condutores abordados pelos agentes educadores. Ele, que já dirige há mais de 40 anos, afirmou que sempre procura dirigir de forma segura. “É importante lembrar que quem faz o trânsito somos todos nós, então temos que zelar pela nossa segurança e a dos outros, respeitando o direito de ir e vir de cada um”, ressalta.
Nas escolas
Além das ações nos cruzamentos, ao longo da semana a Semob também vai atuar em outras frentes. Nos dias 19, 20 e 21, o órgão estará em diversas instituições de ensino da rede pública e privada realizando palestras, apresentações teatrais e atividades sobre trânsito seguro. No dia 22, data em que é celebrado o Dia Mundial Sem Carro, a Semob realizará uma blitz educativa nas ciclofaixas do município com a participação dos agentes de trânsito ciclistas pela manhã. À tarde o órgão realizará uma ação conjunta com a OAB/PA, UFPA e Shopping Bosque Grão-Pará, de combate ao uso irregular de vagas especiais para idosos e deficientes em estabelecimentos comerciais. A ação especial ocorrerá no estacionamento do shopping e terá continuidade no sábado, 23, no mesmo horário.
Binário
Encerrando a programação da Semana Nacional de Trânsito deste ano, será dado início na segunda-feira, 25, ao funcionamento do binário das travessas Vileta e Humaitá. Nesse primeiro momento, será aberto apenas um trecho do binário da travessa Vileta, no perímetro entre a rua Antônio Everdosa e avenida Duque de Caxias, que deixará de ser mão dupla e vai assumir um único sentido para a avenida Almirante Barroso.
Apoiadores operacionais estarão ao longo da via a partir da próxima sexta-feira, 22, distribuindo panfletos informativos e orientando a população sobre as mudanças que passam a valer na segunda-feira.
Confira a programação completa:
Dia 19
Escola Municipal Professora Alda Eutrópio, no período de 09h às 12h.
Escola Estadual Américo Souza de Oliveira, no período de 14h às 17h.
Dia 20
Escola Estadual Vilhena Alves, no período de 09h às 12h.
Escola Municipal Gabriel Lage, no período de 14h às 17h.
Dia 21
Sistema de Ensino Equipe, no período de 09h às 12h.
Dia 22
Blitz educativa nas ciclofaixas do município em alusão ao Dia mundial sem carro, de 8h às 10h.
Ação conjunta com a OAB/PA, UFPA e Shopping Bosque Grão-Pará de combate ao uso irregular de vagas especiais para idosos e deficientes em estabelecimentos comerciais, no período da tarde, de 14h às 20h.
Dia 23
Dia 25
Abertura do primeiro trecho do binário das travessas Vileta, entre a rua Antônio Everdosa e avenida Duque de Caxias.

Por Ricardo Miranda
Fotos: Oswaldo Forte