Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Ação educativa orienta população sobre novo sentido da travessa Vileta

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) deu início nesta segunda-feira, 25, à ação educativa que orienta motoristas, pedestres e moradores da travessa Vileta quanto ao novo sentido que a via adotará a partir da implantação do binário Vileta/Humaitá. A ação encerra a programação da Semana Nacional de Trânsito, promovida pela Prefeitura de Belém.
De acordo com a superintendente da Semob, Ana Paula Grossinho, a partir deste sábado, 30, por enquanto somente um trecho da Vileta, compreendido entre as rua Antônio Everdosa e avenida Duque de Caxias, deixará de ser mão dupla e passará a ter sentido único, seguindo do bairro da Pedreira ao bairro do Marco. “A mudança será realizada por etapas. Este primeiro trecho será liberado para que a população já comece a se acostumar a essa nova realidade no trânsito. Enquanto isso, as obras de adequação nos canteiros centrais que ainda existem no trecho da Vileta, entre a Duque de Caxias e avenida João Paulo II, terão continuidade e assim que concluídas entraremos com a nova sinalização e depois prosseguiremos com as intervenções na Humaitá”, explicou Ana Paula.
Agentes educadores e apoiadores operacionais de trânsito da Semob estiveram durante toda a manhã desta segunda-feira batendo de porta em porta, informando os moradores da mudança. Além disso, panfletos educativos foram distribuídos pela equipe de educação da Semob contendo todas as informações a respeito da alteração.
A comerciante Maria Lúcia da Silva, de 73 anos, disse que já tinha ouvido falar que via onde mora adotaria um novo sentido. Ela aprovou a ação e gostou de receber as orientações. “Eu tinha apenas uma ideia rasa de como funcionaria o trânsito aqui na rua, mas conversando com os agentes consegui tirar algumas dúvidas que ainda possuía”, disse.
Já a taxista Ruth Helena da Cruz acredita que a mudança vai ajudar a melhorar o trânsito na área. “Com a via adotando apenas um sentido, haverá menos conflito entre os veículos e menos risco de acidentes. Acho que essa mudança só tende a melhorar nossa vida”, comemorou.
Ao longo desta semana, a Semob permanecerá na Vileta orientando a comunidade sobre a mudança que começará a valer neste sábado.
Por Ricardo Miranda
Fotos: João Gomes 

Redes Sociais