Para dar continuidade às operações e intervenções no trânsito de algumas vias do bairro do Marco, agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estiveram na manhã desta quarta-feira, 25, realizando uma nova ação educativa com vistas à implantação do binário das travessas Vileta e Humaitá, já que a partir deste sábado, 28, um novo trecho da Vileta, compreendido entre as avenidas Duque de Caxias e Almirante Barroso, passará a ter sentido único.
“A mudança ocorre no próximo sábado, mas a Semob tem por premissa entrar com a ação educativa bem antes para que os moradores da área afetada e transeuntes em geral estejam cientes das alterações e não sejam pegos de surpresa. Assim como fizemos no primeiro trecho da Vileta, estamos abordando pessoas nas casas e em estabelecimentos comerciais e distribuindo panfletos informativos”, informou a chefe da divisão de educação para o trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.
Proprietário de um estabelecimento comercial, José Hilário Moreira tem boas expectativas em relação à mudança no sentido da Vileta. “No primeiro trecho houve uma melhora significativa na fluidez dos veículos. Então, por aqui deve ocorrer o mesmo”, disse.
A partir deste sábado, a travessa Vileta passará a ter mão única da rua Antônio Everdosa até a avenida Almirante Barroso, sentido Pedreira/Marco. O trecho já conta com toda a sinalização de trânsito adequada e com os semáforos recolocados na posição correta. As barreiras existentes no cruzamento da Vileta com a Duque de Caxias deverão ser retiradas nos próximos dias. Quando a sinalização no trecho restante que vai da Almirante Barroso até a avenida João Paulo II for implantada, o que deve ocorrer nas próximas semanas, será a vez da Humaitá receber nova sinalização e adotar um único sentido.
Agentes educadores e apoiadores operacionais da Semob permanecerão ao longo desta semana prestando orientações à população.
Combate ao estacionamento irregular
Concomitantemente à ação na Vileta, a Semob também realizará nesta quinta-feira, 26, uma operação de educação com o objetivo de coibir o estacionamento irregular, sobretudo no canteiro central, na área localizada na travessa Barão do Triunfo entre Almirante Barroso e João Paulo II.
O Código de Trânsito Brasileiro prevê que estacionamento em local proibido, como em calçadas ou ao lado de canteiro central, é considerado infração grave. Para evitar chegar a esse limite, agentes educadores da Semob estarão abordando condutores e prestando orientações quanto à proibição de estacionamento irregular.
Durante a realização da ação educativa, as autuações na área estarão suspensas. Porém, após o período de três dias de informações e esclarecimentos, os motoristas que desrespeitarem as orientações e persistirem no erro de estacionar irregularmente, principalmente ao lado do canteiro central, estarão sujeitos às punições previstas pela legislação.
Por Ricardo Miranda
Fotos: João Gomes