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Faixas exclusivas para ônibus começam a funcionar no dia 20 de novembro

Na foto: José Malcher com Castelo
Na foto: José Malcher com Castelo

A partir do dia 20 de novembro, Belém passará a contar com a ativação da primeira etapa do sistema BRS. Caracterizado por faixas exclusivas para ônibus comuns em grandes corredores de tráfego, o sistema BRS funcionará na faixa da direita das vias que receberam a nova sinalização e passarão a ser exclusivas para ônibus: na Governador José Malcher (da José Bonifácio à Visconde de Souza Franco), Conselheiro Furtado (da Castelo Branco à Padre Eutíquio) e Castelo Branco (que servirá de integração entre a Governador José Malcher e a Conselheiro Furtado). Na próxima terça-feira, 7, a equipe de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém estará nestas vias orientando a população a respeito da implantação do novo sistema.
A partir do funcionamento das faixas exclusivas, ficará proibida a circulação de veículos particulares na faixa de ônibus. A manobra dentro da faixa só será permitida para o acesso de imóveis ou conversões à direita. A fiscalização será realizada, principalmente, por radares eletrônicos e se dará de maneira inteligente e integrada entre os aparelhos, que garantirão que a faixa seja utilizada exclusivamente pelos coletivos. O veículo comum que acessar a faixa para manobras permitidas pode ser registrado por um radar, mas a infração, que estará baseada no artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro, só será consumada no registro do segundo radar, quando caracterizar que ele trafegou por mais de um quarteirão dentro da faixa exclusiva. Agentes de transporte ficarão responsáveis em fiscalizar os ônibus que saírem da faixa em local não permitido.
“Este modelo de circulação do transporte público já funciona em outras capitais, como o Rio de Janeiro, e tornou o serviço muito mais interessante. As vias que recebem o sistema estão sendo sinalizadas há quatro meses e a população já teve tempo de se acostumar com a novidade. Ainda assim serão 15 dias de trabalho educativo da Semob para orientar motoristas de carros particulares e rodoviários a respeito dessa nova realidade, antes de iniciarmos a fiscalização na área”, explica Ana Paula Grossinho, titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
Por Ricardo Miranda
Fotos: Alessandra Serrão

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