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Terminal São Brás inicia nova fase de integração

90507_299550A próxima etapa de integração das linhas de ônibus ao Sistema Bus Rapid Transit (BRT) já tem data para começar a funcionar: a partir do dia 18 de novembro as linhas Conjunto Maguari/Ver-o-Peso e Icoaraci/Almirante Barroso passarão a operar dentro do Terminal São Brás, possibilitando a integração física e tarifária e a opção de transbordo de passageiros sem o pagamento de tarifa adicional. Dessa forma, o usuário do transporte coletivo contará com mais opções de viagens, além de integrar com os ônibus articulados do BRT e com as linhas que já operam neste terminal.
De acordo com o diretor geral da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Gilberto Barbosa, essas linhas foram escolhidas porque fazem itinerários em bairros distantes e têm por destinos áreas como o Ver-o-Peso e a avenida Presidente Vargas, os principais pontos de retorno das linhas de ônibus que operam até o centro.
A integração entre as linhas de ônibus e o BRT começou ainda em 2016, quando a fase experimental do sistema foi encerrada. Gradualmente, as linhas de serviço expresso Cordeiro de Farias/Presidente Vargas, Jardim Sideral/Pça. Dom Pedro II, Conjunto Maguari/Ver-o-Peso (via Almirante Barroso), Tenoné/Centro (via Conselheiro Furtado) e Tapanã/Ver-o-Peso foram inseridas no sistema a partir do Terminal Mangueirão. Nessa nova etapa, a integração em São Brás também ocorrerá de forma gradual.
Desde o mês de setembro, Belém vem recebendo grandes projetos de mobilidade urbana, entre eles o novo sentido da travessa Vileta, a implantação das faixas exclusivas de ônibus, o Sistema de Ônibus Rápido (BRS), e agora a integração no Terminal São Brás. “Inicialmente, cogitou-se integrar durante a quadra nazarena, mas achamos pouco prudente, pois poderia haver certa confusão, além do risco de a informação não circular de forma satisfatória. Então, por questão de segurança, optamos por adiantar a liberação de um novo trecho da Vileta, já que uma parte da via já contava com a nova sinalização indicando sentido único, mas os condutores ainda transitavam em mão dupla, o que poderia trazer riscos à população. Com a conclusão desta operação na Vileta, pudemos partir para as outras intervenções que já estavam previstas em nosso cronograma”, justifica o diretor Gilberto.
Todas essas integrações serão físicas, ou seja, basta que um usuário entre no Terminal São Brás a pé, por um ônibus convencional ou BRT para ter acesso a qualquer um dos outros ônibus que integrem lá dentro, como já ocorre hoje no Terminal Mangueirão.
Por Ricardo Miranda
Fotos: Alessandra Serrão

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