Trânsito na avenida Bernardo Sayão é parcialmente liberado

2017.11.17 - PA - Belém - Brasil: Abertura do trânsito na avenida Bernardo Sayão.
2017.11.17 – PA – Belém – Brasil: Abertura do trânsito na avenida Bernardo Sayão.

A partir deste sábado, 18, o trânsito na avenida Bernardo Sayão, no sentido do centro de Belém até a rua Augusto Corrêa, no bairro do Guamá, será liberado parcialmente. A liberação de uma faixa dessa avenida impacta diretamente nos itinerários das nove linhas de ônibus que foram alterados por uma interdição, ocorrida há dois meses, e que agora voltam ao normal seguindo para a Universidade Federal do Pará (UFPA).
Em virtude das obras de saneamento executadas pela Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio da Unidade Coordenadora da Bacia da Estrada Nova (UCP), na sub-bacia 4, localizada na avenida Bernardo Sayão, parte da via precisou ser bloqueada, na esquina da avenida José Bonifácio, no início de setembro passado, para dar continuidade ao assentamento das galerias que dão origem ao sistema de drenagem. Esse sistema impede o acúmulo de água nas vias garantindo, assim, o fim dos históricos alagamentos existentes nesse local.
O trânsito entre o centro de Belém e a UFPA ficará liberado apenas em meia pista da avenida Bernardo Sayão. “A máquina que crava as estacas da obra vai ser retirada e vai ser feita uma terraplanagem e um reforço de solo na via para poder liberar o trânsito. Ainda não será possível acessar a José Bonifácio nesse local, e sim, passar diretamente para a UFPA através da Bernardo Sayão”, explica o engenheiro responsável pela obra, Antônio Neto.
Imprevisto – As obras na sub-bacia 4 já estão com 95% do sistema de macrodrenagem concluídos, e seguem com a execução da microdrenagem, calçamento, meio-fio, paisagismo e sistema viário. De acordo com a coordenadora da UCP, Luciana Vasconcelos, o projeto precisou passar por algumas reformulações devido a situações inesperadas que aconteceram durante a execução do projeto.
Um dos motivos que impediram a continuidade dos serviços no local foi que uma adutora da rede de abastecimento de água acabou bloqueando a execução da galeria de macrodrenagem, e para garantir que os moradores continuassem com o abastecimento normal de água, a obra teve que ser paralisada.
“Situações não previstas levaram a UCP a buscar soluções para garantir a não interrupção do abastecimento de água da comunidade local. Elaboramos um novo replanejamento, e ele vem sendo executado na via, ainda que assim as obras tenham sofrido atraso”, informou a coordenadora.
Itinerário – Em virtude da liberação parcial do trecho em obras na avenida Bernardo Sayão, as linhas de ônibus UFPA – Alcindo Cacela, UFPA – Padre Eutíquio, UFPA – Ver-o-Peso, UFPA – Pedreira, Cremação I – Estrada Nova, Cremação II – Alcindo Cacela e UFPA – Centro Histórico, que tiveram seus itinerários alterados, voltarão fazer seus trajetos normais, no sentido do Centro rumo à UFPA. Veículos particulares também podem fazer esse trajeto.
Enquanto isso, as linhas Ceasa – Ver-o-Peso, Ceasa – Felipe Patroni, Marituba – UFPA e UFPA – Presidente Vargas, que transitam pela Bernardo Sayão em direção à avenida José Bonifácio, farão um retorno localizado em frente ao hotel Beira Rio e seguir pela faixa liberada para o trânsito na José Bonifácio. Esse mesmo percurso poderá ser adotado pelos condutores de veículos particulares.
A PMB ressalta ainda que as alterações de trânsito na área acompanham o avanço de cada etapa da obra e são pensadas de modo a causar o menor transtorno possível à população. Quando o serviço for concluído, o trânsito voltará à normalidade. As obras de infraestrutura sanitária da Bacia da Estrada Nova vão beneficiar 220 mil pessoas nos bairros da Cidade Velha, Batista Campos, Jurunas, Cremação, Condor e Guamá.
Por Dedé Mesquita
Fotos: Oswaldo Forte