Viaduto da Augusto Montenegro será liberado para o tráfego neste sábado

225ba1cd-9c5e-41d5-880c-37e970f96d33O trânsito sobre o novo viaduto na avenida Augusto Montenegro, que receberá o nome do engenheiro José Augusto Affonso, será liberado a partir deste sábado, 17, às 12h. As obras vão prosseguir nas pistas transversais e laterais do viaduto, com previsão de término até junho.
Com duas faixas para veículos comuns e uma para o ônibus do Sistema Bus Rapid Transit (BRT), em cada sentido da avenida Augusto Montenegro, o viaduto ajudará a fluir melhor o trânsito e reduzir o tempo de viagem, já que elimina o sinal naquele cruzamento, para quem segue nos sentidos Entroncamento e Icoaraci. Semáforos funcionarão, apenas, nas pistas laterais que darão acesso às avenidas Centenário e Independência. A parte suspensa do elevado tem uma extensão de 400 metros e o acesso é por meio de rampas construídas com terra armada e peças pré-moldadas de concreto.
Segundo o diretor de Obras Civis da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite, a obra, de grande porte, atende as exigências de qualidade da engenharia civil. “Para dar conta do tráfego pesado que receberá, o viaduto tem uma dimensão grandiosa. Ele foi construído sobre uma fundação com estacas tipo hélices, com 20 metros de profundidade e recebeu 64 vigas pré-moldadas, com 20 metros de comprimento e 26 toneladas, cada uma, além de outras estruturas de sustentação”, explica o engenheiro.
O viaduto recebeu sinalização e iluminação a LED e atende a todos os padrões de trânsito e segurança determinados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Dnit) e pela Eletronorte, devido ao linhão de energia elétrica que passa acima. “A circulação no viaduto terá limite máximo para veículos com até 5,5 metros de altura. Os motoristas de veículos de grande porte devem ficar atentos a essa determinação, que estará sinalizada em placas e limitada por um pórtico na subida do elevado”, detalha Reinaldo.
De acordo com o coordenador operacional de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Wanderson Alves, veículos de grande porte, cuja altura exceda ao limite máximo permitido de 5,5 metros, só poderão seguir viagem pela Augusto Montenegro por meio das pistas laterais do elevado. “Enquanto isso, o trânsito por baixo do viaduto estará liberado para a circulação de veículos pequenos até que se iniciem as obras de rebaixamento da via”, explicou.
O coordenador ressalta que os condutores de veículos maiores não poderão fazer essa manobra, devendo continuar realizando o desvio já programado desde o início das obras, pela Augusto Montenegro nas áreas regulamentadas de retorno, que ficam localizadas na altura do Ginásio do Magueirinho e às proximidades do Parque Shopping.
Além disso, para garantir a segurança na travessia de pedestres na área, duas faixas serão deslocadas de seus pontos originais. A primeira, localizada em frente ao Residencial Rio das Pedras, será deslocada para a frente do Conjunto Natália Lins, e a segunda faixa, localizada em frente ao McDonald’s, será deslocada para a frente do Supermercado Líder.
O engenheiro do consórcio responsável pela obra, Gustavo Cardoso, explica que o trânsito foi liberado para que a obra embaixo do viaduto possa ser executada. “Daqui pra frente, nos concentraremos no trabalho de rebaixamento das pistas abaixo do viaduto para, também, atender a exigência de altura máxima de 5,5 metros, além do sistema viário que funcionará embaixo e nas laterais do viaduto para acesso ao comércio local e às avenidas Independência e Centenário”, adverte o engenheiro.
Por Jaqueline Ferreira
Fotos: Alessandra Serrão