Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Escolas municipais recebem ações voltadas à segurança no trânsito

Noêmia Silva
Noêmia Silva

Coordenada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), a operação Volta às Aulas teve início em janeiro deste ano, em frente às instituições de ensino particulares que apresentam alto índice de congestionamento nos horários de entrada e saída dos alunos e agora os educadores da Semob passaram a atuar dentro das escolas municipais, com palestras, orientações de comportamento seguro no trânsito e teatro.
A administradora da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, localizada no bairro do Guamá, Ivandilda Santos, diz que ações como essa são de extrema importância para a construção da consciência cidadã dos alunos. “É muito comum presenciarmos situações de risco no entorno da escola, como motociclistas transportando mais de um passageiro, muita das vezes sem capacete, e quando a criança tem um contato direto com esse tipo de informação, de que existem regras a serem seguidas no trânsito, de forma lúdica ainda por cima, ela imediatamente absorve, põe em prática o que aprendeu e ainda ajuda a espalhar a informação”, observou.
“Nosso trabalho possui uma abordagem diferenciada nas escolas municipais porque elas não apresentam os mesmos problemas das escolas particulares. Os alunos são frequentemente transportados de bicicleta, moto ou ônibus e por isso recebem orientações específicas para os meios de transporte mais utilizados por eles”, explicou a chefe da Divisão de Educação Para o Trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.
A estudante do quinto ano, Noêmia Silva, de 13 anos, prestou bastante atenção em todas as orientações apresentadas pelos arte educadores da Semob. Ela, que é cadeirante, conta que este é o seu primeiro ano na escola e até então nunca tinha presenciado uma ação voltada para o trânsito antes. “Meus pais sempre me acompanham à escola e por morar perto nunca tive problemas para me deslocar, mesmo assim achei muito legal a peça que nos ensinou o jeito certo de atravessar a rua”, disse.
A operação da Semob nas escolas prosseguirá até o final do mês. Nesta quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16, a Escola Municipal Antônio Carvalho Brasil, localizada no bairro da Condor, receberá a ação. Na próxima terça-feira, 20, e quarta-feira, 21, será a vez da Escola Municipal Augusto Meira Filho, localizada no bairro do Benguí. Na sexta-feira, 23, a ação ocorrerá na Escola Municipal Ogilvanise Moreira de Moura e na terça-feira, 27, a Escola Municipal Edson Luiz, localizada no bairro do Guamá, encerra a operação.
Por Ricardo Miranda

Redes Sociais