Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Maio Amarelo inicia com campanha de conscientização do autismo

de3bd797-78b5-48f4-b70d-0f44996c280002Iniciando a programação da Prefeitura de Belém em alusão ao movimento Maio Amarelo, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) realizou na manhã desta quarta-feira, 02, no semáforo localizado no cruzamento das avenidas Almirante Barroso com Júlio César, o primeiro dia da campanha “Transporte Público: Um Direito de Todo Autista”. Na ocasião, os arte educadores da área de educação da Semob, abordavam rodoviários e passageiros do transporte público chamando a atenção para o respeito com as pessoas portadoras do autismo.
“No mês de abril comemora-se o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, porém entendemos que o respeito a essas pessoas deve ser constante e diário e por isso iniciamos de forma simbólica a nossa programação do Maio Amarelo com esta campanha, para chamar a atenção da sociedade a respeito dos direitos que o autista possui, sobretudo dentro dos coletivos”, explicou a diretora superintendente da Semob, Ana Paula Grossinho.
Para Suyanna Lago, da Associação de Mães e Amigos dos Autistas do Pará (AMAAP), ações como essa são muito importantes para despertar a conscientização da população. “Eu mesma já passei por várias situações difíceis com minha filha, já que a maioria das pessoas não cede o lugar nos ônibus porque para eles, ela é uma criança normal, já que o autismo não tem cara”, disse.
Além de realizar uma esquete educativa nos coletivos, os arte educadores da Semob também distribuíram panfletos informativos com as principais características dos autistas, seus direitos e como se deve agir caso uma pessoa com autismo tenha um ataque nervoso. A cobradora Eliane Furtado disse que já presenciou um episódio com um autista, porém na ocasião os pais agiram rápido e conseguiram acalmar a criança. “Nessas horas a gente se dispõe para ajudar como pode”, contou.
O aposentado Naldo Barros conta que nunca presenciou um ataque nervoso de uma pessoa autista e que até então não saberia como agir caso acontecesse um episódio na frente dele. “Agora com as orientações dadas pelos agentes eu já sei”, disse.
A campanha especial “Transporte Público: Um Direito de Todo Autista” continua ao longo desta semana na Av. Castelo Branco com Av. Magalhães Barata (dia 3) e Av. Augusto Montenegro, em frente ao conjunto Panorama XXI (dia 4), sempre de 9h às 11h.
Por Ricardo Miranda

Redes Sociais