Central de serviços Bel Fácil é inaugurada no Parque Shopping

8d26ce7f-2b86-4d5e-9bd1-a4b3c358e26fA Prefeitura de Belém inaugurou na manhã desta sexta-feira, 18, a primeira unidade do Bel Fácil, uma central de serviços de utilidade pública, reunidos em um único espaço, localizado no Parque Shopping Belém, na avenida Augusto Montenegro.
A nova central de atendimento, inicialmente, conta com três órgãos municipais, a Junta Militar, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). A expectativa, de acordo com a Secretaria Municipal de Administração (Semad), que administra o espaço, é de atender a um público de 400 pessoas por dia.
Ainda na inauguração, foi decidido que os serviços do Portal do Trabalhador, ligado à Secretaria de Economia (Secon), também serão oferecidos no Bel Fácil.
1677be9b-5fb4-41be-87a5-205c09d8c540
O prefeito Zenaldo Coutinho enfatizou as parcerias feitas para o funcionamento do espaço. “Nada se faz sozinho, por isso as parcerias são muito importantes. Aqui, temos a parceria do Parque Shopping, que disponibilizou os espaços, e do Exército Brasileiro, trazendo a Junta Militar. Os serviços aqui oferecidos primam pela agilidade, fluidez e segurança e isso nos dá uma grande alegria, afirmando que temos a responsabilidade de ações efetivas e não apenas de discurso”, pontuou o prefeito.
A titular da Semad, Eva Franco, disse que a inauguração do Bel Fácil é uma boa parceria da Prefeitura e Parque Shopping. “Recebemos com satisfação a proposta de parceria para trazer alguns serviços da Prefeitura a este shopping. Acreditamos que essa parceria será proveitosa para todos, em especial, para os moradores das redondezas”, avaliou a secretária.
“Acredito que esta central de serviços vai atender a uma demanda crescente da população, que precisa de atendimento rápido e mais ágil, mas precisava de serviços descentralizados, e isso, nós temos aqui”, disse Isabel Portela, superintendente do Parque Shopping.
Serviços – Entre os serviços disponibilizados pela SeMOB estão a de procedimento para liberação de veículos, protocolo de recurso de multas, credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiências, passe fácil e ouvidoria. O atendimento da SeMOB será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e no sábado, das 9h às 11h30, neste dia, exclusivamente para retirada de veículos guinchados.
3b9b2531-cd4d-4f2b-9bbb-6171e71bb011
Para Ana Paula Grossinho, superintendente da SeMOB, os atendimentos da entidade ganham mais celeridade. “Muitas das reclamações que recebíamos na Superintendência era a de que as pessoas precisavam sair da sede da SeMOB para fazer pagamentos de boletos. Com este posto aqui, tudo poderá ser feito no mesmo lugar, sem precisar circular pela cidade. E isso também com o diferencial de ser mais ágil e mais seguro”, explicou
Quem aproveitou os serviços da SeMOB foi o vendedor Noé Nascimento, que mora em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. “Estou vendo aqui a retirada de multas da minha moto. Fui confundido com um mototaxista e recebi três multas. Eu já estava indo para sede da SeMOB na avenida Júlio César, quando me avisaram deste posto aqui. Já fui atendido e só estou esperando o resultado da minha solicitação”, contou o vendedor.
Já a Sefin vai viabilizar a legalização de empresas, cadastramento de imóveis e regularização de dívidas (ISS, TLPL, IPTU, alvará e taxas), com o horário de funcionamento das 9h às 17h, também de segunda a sexta-feira.
A Junta Militar está oferecendo os serviços de alistamento, verificação da situação militar e emissão da carteira de reservista e segunda via, das 9h às 13h, durante a semana.
Trabalhador – No início do próximo mês de junho, o Portal do Trabalhador passa a fazer atendimentos na central de serviços Bel Fácil. “Vamos ter aqui os atendimentos que já fazemos no Portal no centro de Belém. Teremos emissão de Carteira de Trabalho, cadastro de emprego no site e habilitação do seguro desemprego. Esses atendimentos serão muito importantes, porque eles irão atingir aos moradores das redondezas do Parque Shopping, que não precisarão mais se descolar para o centro de Belém”, informou Gilvan dos Anjos, coordenador do Portal do Trabalhador.
Serviço:
Central de Serviços Bel Fácil, da Prefeitura de Belém, no Parque Shopping, lojas 1029 e 1030, no piso 1, na avenida Augusto Montenegro. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e Junta Militar, das 9h às 13h.
Por Dedé Mesquita
Fotos: Comus/Prefeitura Municipal de Belém