Interessados em participar do leilão pela Semob têm até segunda-feira, 21, para fazer visitação

ca6e52f0-afd0-45db-b6ef-93bd24751468Continua na próxima segunda-feira, 21, o período de visitação dos veículos que irão a leilão pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB). Os pátios de retenção estão abertos ao público no período de 8h às 14h, sendo eles o Pátio do Tapanã, situado na rua Presidente Castelo Branco, nº 510, e o Pátio da Cremação, localizado na travessa Padre Eutíquio, nº 2742, bastando apresentar um documento oficial com foto na entrada.
Ao todo, 404 veículos retidos há mais de 60 dias pela Semob serão leiloados na próxima terça-feira, 22, no auditório Ismael Nery, no Centur, a partir das 9h. O evento também poderá ser acompanhado de forma online por meio do site www.norteleiloes.com.br. Os lotes estão divididos entre sucatas e veículos conservados. O leilão funcionará no modelo de “maior lance”, onde todos os veículos aptos recebem um valor mínimo para o início dos lances e quem ofertar o maior valor arremata o bem.
O motorista Raimundo Júnior soube do leilão através de um amigo e aproveitou os dias de visitação para dar uma olhada nos lotes ofertados pela SeMOB. “Na verdade, o veículo seria para o uso da minha esposa, já que o carro da família é muito grande e nem sempre está disponível quando ela precisa. Adquirindo um veículo menor seria ideal para ela, que também aprendeu a dirigir recentemente. Nessa visita já vi um veículo Celta e um Peugeot, vamos ver até a realização do leilão se me interesso por algo a mais”, disse.
Já o autônomo Carlos Abdon soube do leilão por meio de uma estação de rádio. “Eu sempre participo dos leilões oferecidos tanto pela Prefeitura, quanto pelo Estado, mas minha intenção é adquirir sucatas para revenda. Soube do período de visitação pela rádio e vim dar uma olhada nos lotes ofertados”, contou.
Qualquer cidadão maior de 18 anos, portador ou não da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está apto para fazer lances durante o leilão, exceto funcionários da Semob ou pessoas envolvidas em problemas judiciais. De acordo com o diretor de trânsito e presidente da comissão e gestão de pátios e leilão da SeMOB, Marcos Chagas, a realização do leilão não visa lucro para o órgão. “Ela é necessária para arrecadação dos fundos que irão sanar as dívidas daquele veículo que está retido há vários dias e que o proprietário não foi resgatar”, explicou.
Proprietários – Os proprietários dos veículos que serão leiloados receberam as devidas notificações previstas em lei, mas ainda poderão fazer a remoção até um dia antes da realização do evento. Para a retirada do veículo do pátio de retenção, é necessário quitar os devidos débitos, como pagamento de taxas de guincho, estacionamento, licenciamento e multas que o veículo possa dever durante o período de 60 dias apreendido. Os procedimentos de retirada podem ser realizados em dois pontos: no novo espaço “Bel Fácil”, localizado no Parque Shopping, na avenida Augusto Montenegro, uma vez que o veículo que for guinchado na área próximo à avenida Augusto Montenegro vai para o pátio do Tapanã, e na Estação Cidadania do Shopping Pátio Belém, na travessa Padre Eutíquio, já que o veículo guinchado na área central do município, é levado ao pátio localizado na Cremação. O atendimento ao público no edifício-sede da Semob, situado na avenida Júlio César, foi desativado.
A lista completa dos lotes que irão a leilão está disponível no Diário Oficial do Município, edição do último dia 07 de maio, e site da Semob (www.belem.pa.gov.br/semob).
Por Ricardo Miranda
Fotos: Oswaldo Forte