Bernardo Sayão será interditada nesta quinta-feira, 24, para última etapa de asfaltamento

373c0218-4412-4327-a949-cc78abbc5117Com mais de 90% da pavimentação concluída, a avenida Bernardo Sayão passará por uma nova etapa de interdição nesta quinta-feira, 24, para finalização dos serviços de asfaltamento na via, realizados pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa Sanear Belém de Saneamento da Bacia da Estrada Nova. A interdição, que compreende uma parte do trecho entre a avenida José Bonifácio e Padre Eutíquio, está prevista para durar até a próxima segunda-feira, 28. Nesse período, os veículos que costumam passar pelo local precisarão desviar por rotas alternativas. Equipes da Superintendência de Mobilidade Urbana (SeMOB) vão atuar na área durante todo o trabalho para orientar a população.
Quem vier pela José Bonifácio, vai poder acessar a Bernardo Sayão apenas para o sentido para a Universidade Federal do Pará (UFPA). O percurso inverso também será permitido. “Todos os esforços estão sendo adotados para que esse trabalho seja realizado no menor tempo possível. Ficamos sujeitos a imprevistos como a chuva, mas a intenção é entregar no prazo ou antes mesmo”, informa o engenheiro Antônio Neto, fiscal da obra, destacando a importância da via para a comunidade local e para toda a cidade.
Equipes do município já informaram comerciantes e moradores da área sobre o trabalho e a necessidade da interdição para a conclusão desta última etapa de pavimentação, dentro da obra de macrodrenagem e urbanização da sub-bacia 2 da Bernardo Sayão.
Trânsito – Cerca de 10 linhas de ônibus transitam pela área e algumas terão o percurso alterado durante o andamento dos serviços de asfaltamento, para quem segue do centro da cidade pela Bernardo Sayão, já que terá que desviar pela Alcindo Cacela ou Padre Eutíquio. Para acesso à UFPA, a orientação é seguir pela Barão de Igarapé Miri ou pela avenida Perimetral. O acesso pela José Bonifácio também será possível, mas a recomendação é que os condutores que puderem, evitem o trecho, por conta da obra.
Para acesso à área portuária da avenida Bernardo Sayão, os motoristas de transportes de carga poderão acessar o trecho entre José Bonifácio e Augusto Corrêa, pela própria Augusto Corrêa, por onde também terão que retornar. Já os portos do perímetro Padre Eutíquio e José Bonifácio, deverão ser acessados pela travessa Padre Eutíquio ou avenida Alcindo Cacela. De acordo com Antônio Neto, a intenção é atuar de forma estratégica para que os usuários do transporte público e quem trafega no trecho tenha o menor prejuízo possível.
LINHAS DE ÔNIBUS
A partir do início da execução das obras, a linha Ceasa – Ver-o-Peso, no sentido centro/bairro, fará: avenida Roberto Camelier, contorno na Praça Princesa Isabel, avenida Alcindo Cacela, rua São Miguel, travessa 09 de Janeiro, rua dos Caripunas, avenida José Bonifácio, a destino. Já a linha Ceasa – Felipe Patroni, no sentido bairro/centro, fará: travessa Castelo Branco, rua dos Pariquis, avenida Alcindo Cacela, avenida Bernando Sayão, a destino.
As linhas UFPA – Alcindo Cacela e UFPA – Pe. Eutíquio, bairro/centro, farão: rua Augusto Corrêa, avenida Bernardo Sayão (pista da direita), avenida José Bonifácio, rua dos Pariquis, avenida Alcindo Cacela, contorno na Praça Princesa Isabel, avenida Alcindo Cacela, a destino.
As linhas UFPA – Pedreira, UFPA – Centro Histórico, Cremação I – Estrada Nova e Cremação II – Alcindo Cacela, sentido UFPA/Centro, farão: avenida Bernardo Sayão (pista da direita), avenida José Bonifácio, rua dos Pariquis, avenida Alcindo Cacela, avenida Bernardo Sayão, sendo que as linhas UFPA – Pedreira e UFPA – Centro Histórico, seguirão viagem até a avenida Roberto Camelier. Enquanto que as linhas Cremação I – Estrada Nova e Cremação II – Alcindo Cacela continuarão na avenida Alcindo Cacela.
Já no sentido Centro/UFPA, a linha UFPA – Centro Histórico fará: avenida Roberto Camelier, avenida Bernardo Sayão, contorno na praça Princesa Isabel, avenida Alcindo Cacela, rua São Miguel, travessa 09 de Janeiro, rua dos Caripunas, travessa Castelo Branco, rua Silva Castro, avenida José Bonifácio, avenida Bernardo Sayão (pista esquerda), a destino.
Enquanto isso, as linhas Cremação I – Estrada Nova e Cremação II – Alcindo Cacela, no sentido Centro/UFPA, avenida Alcindo Cacela, retorno na Praça Princesa Isabel, avenida Alcindo Cacela, rua São Miguel, travessa 09 de Janeiro, rua dos Caripunas, travessa Castelo Branco, rua Silva Castro, avenida José Bonifácio, avenida Bernardo Sayão (pista da esquerda), a destino.
As mudanças nos itinerários dos ônibus terão início a partir desta quinta-feira, 24, e permanecerão até o término dos serviços.
(Com informações da Semob)
Por Tania Menezes
Fotos: Oswaldo Forte