Praças do Centro Histórico de Belém recebem ações de melhorias

1b0f87ee-52f3-4828-904a-ca802b69697b
A Prefeitura Municipal de Belém intensificou as obras de readequação e limpeza das praças do Centro Histórico da capital. Entre os espaços que estão recebendo os serviços estão a Praça Dom Pedro II, Praça do Carmo, Frei Caetano Brandão e Felipe Patroni. O trabalho inclui desde a pintura, podas, até recuperação de calçadas.
Valorização do patrimônio, incentivo ao turismo e o fomento à economia local são o foco da PMB, que tem o apoio das Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), Urbanismo (Seurb), Meio Ambiente (Semma) e da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). “Com a melhoria destes espaços no centro de Belém, o benefício é em cadeia: vai desde o morador ao turismo, consequentemente, há o aumento da geração de emprego e renda para a população. Belém respira o turismo, e para a Prefeitura de Belém, poder impulsionar ele por meio da cultura e da gastronomia, é gratificante”, explica o diretor de planejamento da Belemtur, Jackson Tavares.
Ações – Por meio da Seurb, a Praça Dom Pedro II recebe a recuperação do calçamento de pedras portuguesas. O serviço vem sendo feito em pequenas áreas danificadas em volta da praça, e, por etapas, para não interditar todo o espaço. A aposentada Maria da Conceição Costa, 75 anos, aprovou a iniciativa. “Afinal, poder caminhar com tranquilidade é tudo o que um idoso precisa”, disse ela que constatou a melhoria. “Eu notei logo que tinha mudança por aqui, venho poucas vezes na área do comércio, mas observo bastante. O calçamento adequado, além de beleza pra cidade, é segurança pro pedestre”, completou.
Serviços de limpeza com varrição e lavagem, incluindo o lago da Praça Dom Pedro, pintura de meio fio e postes também estão sendo executados por equipes da Sesan. Na Praça Frei Caetano, que fica em frente à Catedral de Belém, as ações incluem revitalização de meio fio, reparos em calçada, iluminação e recuperação de bancos. “Estamos atuando com aproximadamente 100 agentes urbanos de limpeza para ações de manutenção de vias na Cidade Velha. Este trabalho, que inclui serviço de roçagem e limpeza geral, contempla também diversas praças do bairro”, explica Claudio Mercês, titular da Sesan.

Na foto: Lucas Gomes

Algo que vai contribuir bastante para a preservação destes espaços é o apoio da população, um dos principais agentes fiscalizadores. “A cidade ganha um novo ar quando a Prefeitura faz esse tipo de intervenção. Ela fica mais bonita e melhor para se viver, mas as pessoas precisam preservar e tentar coibir a ação de vândalos”, avaliou o jovem Lucas Gomes, 23 anos. Segundo o universitário, o benefício é para todos, mas o zelo também deve ser.
A Secretaria de Saneamento realiza ainda, a coleta de lixo domiciliar no bairro da Cidade Velha diariamente, assim como a retirada de entulho nos locais com incidência de descarte irregular.
As Praças do Relógio, Felipe Patroni, do Arsenal e Carmo estão recebendo limpeza geral. A do Carmo é uma das que passa por recomposição de calçada, meio fio, pintura e limpeza. Já a Felipe Patroni, recebeu manutenção da calçada de pedras portuguesas. Todos os espaços estão recebendo podas de árvores, paisagismo ou colocação de grama.
Para assegurar os serviços, a Prefeitura de Belém conta com a vistoria dos órgãos para alinhar as atividades nas praças do Centro Histórico. E, para garantir a segurança de quem mora ou transita pelo local, a Guarda Municipal de Belém faz ronda ostensiva e preventiva na área, incluindo a Praça Waldemar Henrique e Arsenal.
Por Karla Pereira
Fotos: Tássia Barros