Nesta sexta-feira, 8, o Complexo Feliz Lusitânia recebe a programação do “Laços Belém – Portugal”, evento promovido pela Prefeitura de Belém, que dá continuidade às ações do programa Cidades Criativas da Gastronomia, que tem a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para a montagem da infraestrutura e realização do evento, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) fará uma série de alterações no trânsito já a partir da quinta-feira, 7, às 19h, quando o trânsito ficará fechado no entorno da praça Frei Caetano Brandão, da sede náutica do Clube do Remo até a igreja de Santo Alexandre.
No dia 8, a partir das 8h, será proibido o estacionamento na praça Frei Caetano Brandão. Ao meio-dia será bloqueado todo o fluxo de trânsito da avenida Padre Champagnat e os veículos que trafegarem pela avenida Portugal precisarão seguir direto no sentido avenida Tamandaré, já que não será permitida a conversão à direita.
Nesse horário também será fechado o acesso à avenida Padre Champagnat que passa ao lado da praça Dom Pedro II, em frente à Assembleia Legislativa, e mais às ruas Dr. Assis e Dr. Malcher, por trás da Catedral de Belém. O bloqueio atrás da igreja será parcial, com acesso permitido a moradores e comerciantes da área.
Ônibus – Por causa do bloqueio, algumas linhas de ônibus precisarão fazer desvio de itinerário. As linhas Arsenal e Cremação II – Alcindo Cacela, no sentido bairro-centro, farão avenida Portugal, rua 16 de Novembro, rua de Óbidos, rua do Arsenal, avenida Bernardo Sayão, a destino. O mesmo trajeto fará a linha Pedreira Lomas (BR-316) que, vindo pela avenida Bernardo Sayão, ainda seguirá pela rua Cesário Alvim, rua 16 de Novembro, avenida Conselheiro Furtado, avenida Roberto Camelier, rua dos Tamoios, a destino.
As linhas UFPA – Ver-Peso e Marex – Arsenal (sentido centro-bairro) farão o itinerário avenida Portugal, rua 16 de Novembro, avenida Conselheiro Furtado, rua Roberto Camelier a destino. Já a linha Marex – Felipe Patroni seguirá pela travessa Padre Eutíquio, rua João Diogo, rua 16 de Novembro, rua Gama Abreu, avenida Serzedêlo Corrêa e avenida Gentil Bittencourt, a destino.
A linha Ceasa – Ver-o-Peso, sentido bairro-centro, seguirá pela avenida Portugal, rua Inácio Guilhon, rua 16 de Novembro, rua de Óbidos, rua do Arsenal, avenida Bernardo Sayão, avenida Fernando Guilhon e avenida Roberto Camelier até acessar novamente a avenida Bernardo Sayão, a destino.
A linha Telégrafo também seguirá pela avenida Portugal, rua Inácio Guilhon e rua 16 de Novembro, mas fará o desvio pela rua Gama Abreu, fará o contorno na praça da República, pegará a avenida Assis de Vasconcelos, a destino. A linha Castanheira – Ver-o-Peso (Pátio Belém) fará trajeto pela travessa Padre Eutíquio, rua João Diogo, rua 16 de Novembro, avenida Tamandaré, rua Gama Abreu e avenida Nazaré, a destino.
Por Esperança Bessa
Arte: Ademilton Jr.
Feriadão aumenta a movimentação nas ilhas de Mosqueiro e Cotijuba e conta com reforço nas linhas municipais
Foi grande a movimentação nos terminais de embarque para as ilhas de Mosqueiro e Cotijuba, neste fim de semana, com a chegada do feriado de