A Igreja Assembleia de Deus celebra seus 107 anos de fundação com uma extensa programação de 16 a 18 de junho que irá movimentar a cidade. A programação comemorativa inicia já no sábado, 16, às 7h30, quando uma encenação especial irá relembrar a chegada ao Pará dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Igreja. A reconstituição sairá da Escadinha do Cais do Porto, ao lado da Estação das Docas, e seguirá em cortejo até a Praça da República, e são esperadas 45 mil pessoas, todas vestidas em trajes do século 20. Para isso, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) preparou um esquema especial de trânsito.
Já a partir das 5h, o trânsito começará a ser fechado em toda a extensão da avenida Presidente Vargas, da Escadinha até a Praça da República. As transversais da via estarão todas bloqueadas com gradis, exceto na confluência da rua Municipalidade/Boulevard Castilhos França (no trecho por dentro da Praça dos Estivadores), da rua Manoel Barata e rua Osvaldo Cruz, que terão bloqueio parcial, com a presença de agentes de trânsito retendo e liberando os veículos de acordo com a passagem da encenação.
A avenida Marechal Hermes também será fechada a partir da travessa Piedade, por onde escoará todo o desvio de ônibus que circulam na área. Para não desabastecer de ônibus o complexo do Ver-o-Peso, o trecho da Boulevard Castilhos França, da Presidente Vargas até a travessa 1° de Março, por dentro da Praça dos Estivadores, terá seu trânsito invertido, com o tráfego no sentido do Ver-o-Peso.
Portanto os ônibus que seguiriam pela Marechal Hermes rumo à Boulevard Castilhos França e avenida Portugal farão o desvio na Piedade e seguirão pela Municipalidade, usarão a parada da Praça Waldemar Henrique para embarque e desembarque de passageiros e seguirão direto pela área interna da Praça dos Estivadores até acessar a Castilhos França em frente à Estação das Docas. O mesmo caminho fará os ônibus que seguiriam pela avenida Presidente Vargas e que desviarão pela Boulevard Castilhos França, avenida Portugal, avenida 16 de Novembro, avenida Tamandaré, a destino.
O esquema de trânsito para o evento conta com apoio da Guarda Municipal, Detran e Polícia Rodoviária Estadual, e com o apoio de segurança pública da Polícia Militar e Polícia Civil.
Especificamente as linhas Castanheira Ver-o-Peso (Pátio Belém) e Jardim Sideral – Praça Dom Pedro II, que cortariam a Presidente Vargas em outros trechos, farão itinerário pela travessa Padre Eutíquio, rua João Diogo, avenida 16 de Novembro, avenida Tamandaré, rua Gama Abreu, e avenida Nazaré, a destino. A linha UFPA – Centro Histórico também terá parte do seu trajeto alterado, seguindo pela rua João Diogo, avenida 16 de Novembro, avenida Tamandaré, a destino.
O trânsito será liberado gradativamente, a partir da passagem do cortejo. A previsão dos organizadores é de que toda a programação se encerre até o meio-dia.
Por Esperança Bessa
Arte: Ademilton Jr.
Feriadão aumenta a movimentação nas ilhas de Mosqueiro e Cotijuba e conta com reforço nas linhas municipais
Foi grande a movimentação nos terminais de embarque para as ilhas de Mosqueiro e Cotijuba, neste fim de semana, com a chegada do feriado de