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Ciclofaixa da Pedro Álvares Cabral ganha novo formato e ampliação até a Doca

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Vem novidade boa para os ciclistas em breve. A ciclofaixa da avenida Pedro Álvares Cabral, uma das mais importantes de acesso à entrada e saída da capital paraense, será ampliada para chegar até a Doca, em mais uma ação da Prefeitura de Belém de interligar a malha cicloviária da cidade, criando ciclorrotas. Para a ampliação, a ciclofaixa será redimensionada, ganhando novo tamanho, extensão e sinalização.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) já começou o trabalho, dividido em duas etapas. A primeira, de readequação e ressinalização da ciclofaixa existente, que vai da avenida Júlio César até a Arthur Bernardes, iniciou há cerca de uma semana, quando a sinalização horizontal foi totalmente retirada para receber a nova demarcação.
“Esse trabalho é uma espécie de lichamento no asfalto, para escavar toda a tinta da sinalização existente. Foi necessário para evitar aquele problema quando só se passa tinta preta em cima da sinalização antiga. Essa tinta preta sai com o tempo e com as constantes chuvas, e acaba tornando a tinta antiga novamente aparente, muitas vezes confundindo as pessoas sobre qual a sinalização está em vigor”, justifica Marcos Chagas, diretor de trânsito da SeMOB.
A partir desta segunda-feira, 25, a equipe de engenharia de trânsito da SeMOB entra em campo para demarcar o novo formato da ciclofaixa e a sinalização tem previsão de começar na próxima quarta, 27, já no novo formato. “Essa ciclofaixa será redimensionada, porque ela é muito grande para o fluxo real de ciclistas que trafegam nela. Ao colocá-la em nova largura, também vamos conseguir aumentar mais uma faixa de rolamento de veículos, o que aumentará a fluidez do trânsito na Pedro Álvares Cabral”, justifica o diretor da SeMOB, informando que, além da sinalização horizontal, será feita a sinalização vertical, em um amplo projeto nunca feito desde sua implantação. Todo projeto de sinalização vertical e horizontal deste primeiro trecho está orçado em, aproximadamente, R$ 350 mil.
“É importante que as pessoas entendam que estamos trabalhando a melhoria desta ciclofaixa e que, enquanto ela estiver em fase de readequação, os ciclistas devem trafegar como determina o Código de Trânsito Brasileiro, próximo ao meio fio e com os veículos respeitando a distância mínima de 1,5 m”, orienta Marcos Chagas.
O redimensionamento também irá permitir que a ciclofaixa se prolongue até a avenida Visconde de Souza Franco, cuja ciclofaixa é isolada e sem interligações. Esta segunda etapa será feita em parceria com uma rede de supermercados que se instalará na área e assumirá os custos do projeto.
OUTRAS NOVIDADES AOS CICLISTAS
Antes de iniciar o trabalho na Pedro Álvares Cabral, a SeMOB ressinalizou toda a avenida Almirante Barroso, o que incluiu a pintura de uma faixa vermelha interligando o fim da ciclovia da Almirante à ciclofaixa da Tavares Bastos e à ciclofaixa compartilhada do restante da Almirante Barroso até o Entroncamento.
Concluída a ciclofaixa da Pedro Álvares Cabral, os trabalhos se voltarão para o prolongamento da malha cicloviária na Av. João Paulo II. Os estudos técnicos foram iniciados, para permitir que a ciclovia já existente na via seja interligado a uma nova ciclofaixa no trecho de prolongamento da João Paulo II e avenida Dr. Freitas. “Isso vai criar um novo acesso de entrada e saída da cidade e atender à nova demanda que quer acessar o Utinga de bicicleta”, completa Chagas.
Por Esperança Bessa
Fotos: Alessandra Serrão – NID/Comus

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