Três vias do bairro do Telégrafo adotam sentido único

ec1cfecd-5a90-4c3a-9462-b1297de03bdfA Prefeitura de Belém deu continuidade às mudanças nos sentidos de algumas das principais vias do bairro do Telégrafo. A partir desta sexta-feira, 17, as travessas Djalma Dutra e José Pio e a rua do Una deixaram de ter mão dupla para adotar sentido único. Ao longo do dia, agentes de trânsito, apoiadores operacionais, agentes educadores e fiscais de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estiveram nos pontos de maior circulação de veículos e pedestres para prestar orientações e ordenar o trânsito.
Com as mudanças, a Djalma Dutra adota sentido único no trecho compreendido entre a avenida Pedro Álvares Cabral e a rua Curuçá. Já a José Pio passa a ter sentido único no perímetro das avenidas Senador Lemos até a Pedro Álvares Cabral, enquanto que a rua do Una agora segue em sentido único em toda sua extensão, no perímetro da travessa José Pio até a travessa Coronel Luiz Bentes.
De acordo com o diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas, um dos principais objetivos dessas mudanças é a diminuição dos engarrafamentos frequentes observados na área dado o grande fluxo de veículos particulares e de transporte público. “As intervenções começaram ainda no mês de julho, quando implantamos a nova sinalização na Pedro Álvares Cabral, que aumentou a área para circulação de veículos de três para quatro faixas de rolamento, além da mudança no sentido da rua Magno de Araújo. Terminado o período de adaptação nessas três vias, vamos finalizar a sinalização da rua Municipalidade, que também adotará sentido único da travessa Dom Pedro I até a Djalma Dutra”, informou Chagas.
As mudanças também alteraram os itinerários de 19 linhas de ônibus que atendem a área e alguns pontos de parada.
No sentido bairro/centro, as linhas 42 – Alcindo Cacela-Domingos Marreiros, 546 – Sacramenta Nazaré, 642 – Benguí-Marex Centro, 757 – Jardim Europa-Pte. Vargas, 795 – Cabanagem-Pte. Vargas, 984 – Rio 40 Horas-Pte. Vargas, 635 – CDP Providência-Ver-o-Peso, 549 – Djalma Dutra, 634 – E. Marex-Arsenal, 550 – Telégrafo, 870 – Paracuri-Ver-o-Peso (Icoaraci), 886 – Paracuri-Ver-o-Peso (Soledade), 871 – Icoaraci-Ver-o-Peso e 873 – Icoaraci-Pte. Vargas deverão seguir pela avenida Pedro Álvares Cabral, travessa Djalma Dutra, travessa Curuçá, travessa Soares Carneiro, avenida Senador Lemos, a destino.
No sentido centro/bairro, as linhas 757 – Jardim Europa, 880 – Outeiro-Pte. Vargas, 636 – Marex-Pte. Vargas, 642 – Benguí-Marex-Centro e 654 – Catalina-Pte. Vargas (Arthur Bernardes) farão rua Municipalidade, travessa José Pio, rua do Una, avenida Arthur Bernardes, a destino. Enquanto que a linha 549 – Djalma Dutra fará rua Curuçá, travessa José Pio, avenida Senador Lemos, a destino.
Moradora do bairro há 57 anos, Rosely Alencar aprova a mudança. “Os primeiros dias podem causar estranheza, mas espero que melhore bastante, principalmente no que diz respeito aos ônibus, já que agora eles passam mais perto da minha casa. Antes era preciso andar muito até a parada que existe próximo à Uepa (Universidade do Estado do Pará) pra poder ir ao centro. Agora ficou mais fácil”, comemora Rosely, que é moradora da rua Curuçá.
Outra novidade na área é que o semáforo localizado no cruzamento da Curuçá com a Djalma Dutra passou a funcionar em três tempos, visto que não havia possibilidade para que o aparelho trabalhasse em dois tempos. “Durante toda a manhã de hoje estivemos observando o comportamento do trânsito nesse local e verificamos que não tinha como deixar o aparelho operando do jeito antigo. Ainda de manhã os semáforos apresentaram mau funcionamento mecânico, o que causou engarrafamento, mas o problema foi logo corrigido e a partir daí o trânsito passou a fluir melhor”, observou Chagas.
Nos próximos 15 dias os agentes da Semob darão continuidade às ações de orientação à população que tiveram início logo nas primeiras mudanças. Porém, Chagas ressalta que a presença dos servidores é apenas um reforço, visto que a sinalização vertical e horizontal na área já está completa. Basta que os condutores respeitem a sinalização e trafeguem com cautela pela área até compreenderem o novo fluxo.
Por Ricardo Miranda