Prefeitura de Belém promove a Semana Nacional de Trânsito com extensa programação

92390_318441Na próxima semana a Prefeitura de Belém dará início à programação da Semana Nacional de Trânsito deste ano. Sob o tema “Nós Somos o Trânsito!”, as campanhas educativas promovidas pela administração municipal têm por objetivo estimular que todos os condutores, sejam eles de carros, motos, ônibus, bicicletas, vans ou caminhões, e ainda pedestres e passageiros, adotem práticas em que cada um assuma seu papel para que o trânsito seja mais seguro. A programação será coordenada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e contará com a parceria das secretarias municipais de Saúde (Sesma) e Educação (Semec), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA) e Shopping Castanheira.

2017.09.18 - PA - Belém - Brasil: Semana Nacional do Trânsito - SEMOB realiza ação educativa na avenida Almirante Barroso. Ana Paula Grossinho. Foto: Oswaldo Forte.
2017.09.18 – PA – Belém – Brasil: Semana Nacional do Trânsito – SEMOB realiza ação educativa na avenida Almirante Barroso. Ana Paula Grossinho.
Foto: Oswaldo Forte.

“As atividades educativas desenvolvidas pela Semob têm por objetivo abranger os diversos públicos e segmentos que compõe o trânsito na capital, em uma iniciativa que une a Prefeitura de Belém à sociedade civil para que todos sejam conscientes em fazer sua parte e assim melhorar o trânsito e diminuir o índice de imprudências”, declarou a diretora superintendente da Semob, Ana Paula Grossinho.
A programação inicia às 8h30 desta terça-feira, 18, nos cruzamentos das avenidas Nazaré e Generalíssimo Deodoro, com uma ação educativa de rua para a conscientização e respeito à faixa de pedestre, onde haverá a apresentação de esquetes teatrais abordando as infrações de trânsito cometidas no dia-a-dia.
Na quarta, 19, haverá a apresentação de peça de teatro, música e brincadeiras alusivas ao trânsito seguro no Espaço Criança do Shopping Castanheira, além da exposição de trabalhos de alunos das escolas da rede pública e privada do município, em continuidade ao projeto Trânsito para o Futuro. A ação ocorrerá em dois horários, pela manhã (de 10h15 às 12h) e pela tarde (de 14h às 17h).
Na quinta-feira, 20, no horário de 14h às 19h, será realizada uma blitz educativa com orientação sobre vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no estacionamento do Shopping Castanheira.
Na sexta, 21, a partir das 10h30, ainda no Shopping Castanheira, haverá o lançamento de uma campanha institucional da Prefeitura de educação para o trânsito, além da realização da atividade intitulada “O idoso e o trânsito”, que contará com a apresentação de palestra sobre os direitos e deveres dos idosos no trânsito, vídeos e teatro em uma das salas do Cine Moviecom. Ainda na sexta-feira haverá continuidade da blitz educativa no estacionamento do shopping, no horário de 14h às 19h.
Nos dias 20 e 21 as ações da Semob também contarão com a emissão de credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência no próprio shopping, das 14h às 19h (no dia 20) e de 10h30 às 19h (no dia 21).
No sábado, 22, será realizada uma blitz educativa em alusão ao Dia Mundial Sem Carro e de respeito às ciclofaixas. A ação será realizada a partir das 8h na ciclofaixa da rua dos Mundurucus, próximo à Praça Batista Campos.
No domingo 23, ainda alusivo ao Dia Mundial sem Carro, haverá um trabalho de conscientização no trânsito em meio à programação da Rua de Todos, na avenida Visconde de Souza Franco, a partir das 15h.
Na segunda-feira, 24, será realizada mais uma campanha de conscientização dos direitos dos autistas no uso do transporte público de Belém e na orientação para as regras de convivência com o passageiro que tem necessidades específicas no convívio em sociedade. A campanha, que iniciou em maio, durante o Maio Amarelo, contará com a parceria da Associação de Mães e Amigos de Autistas (Amaap) e será realizado em dois períodos, sendo o primeiro de 9h às 11h, no ponto de ônibus localizado na avenida José Bonifácio, próximo à escola Lar de Maria, e o segundo período no horário de 15h às 17h na avenida Senador Lemos com a travessa Alferes Costa.
Encerrando a programação da Semana Nacional de Trânsito haverá uma mesa redonda na sede da OAB-PA, localizada na Praça Barão do Rio Branco, no bairro da Campina, onde a Sesma, por meio do Projeto Vida no Trânsito, fará a apresentação de dados estatísticos consolidados do primeiro trimestre dos anos de 2016, 2017 e 2018 a respeito do trânsito na capital. O encontro será realizado na terça-feira, dia 25, a partir das 8h30.
Por Ricardo Miranda
Fotos: Oswaldo Forte