Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura de Belém lança campanha permanente de educação para o trânsito

Ação educativa SEMOB
Ação educativa SEMOB

Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 21, o lançamento da nova campanha de educação para o trânsito da Prefeitura de Belém. O evento ocorreu no cine Moviecom do Shopping Castanheira, em meio à realização da Semana Nacional de Trânsito, que este ano tem como tema “Nós Somos o Trânsito!”. Nesta primeira fase, a campanha da Prefeitura foi lançada por meio de uma campanha publicitária, cujo mote é “Ser imprudente, não é acidente. É uma escolha.”
Durante o lançamento, a diretora titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ana Paula Grossinho, destacou que os objetivos principais das campanhas de educação coordenadas pela Semob é o de respeito às leis de trânsito e a prevenção de acidentes. “Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde apontou a redução de pouco mais de 27% de mortes em consequência das lesões no trânsito nas capitais do país, porém os números ainda são alarmantes. Daí a importância da realização de uma campanha permanente de educação”, informou Ana Paula. “Não podemos pensar que realizar atividades educativas em um único dia ou durante uma única semana é o bastante, mas sim é necessário que as ações sejam feitas ao longo de todo o ano e que alcancem pedestres, ciclistas e não somente os condutores, já que a consequência da imprudência de um, acaba refletindo em outras pessoas”, completou.
CreateThumbnail
Na oportunidade foram apresentados os conceitos da campanha publicitária, seu planejamento inicial e algumas das criações feitas pela Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) da Prefeitura de Belém que serão veiculadas na mídia, redes sociais e outros suportes. “Essa ação nasceu de uma maneira muito interessante, pois contou com a colaboração de estudiosos, grupos da sociedade civil e poder público que apontaram os principais problemas enfrentados no trânsito da capital. Daí, a campanha busca trazer uma verdade ao público: de que não adianta apontar a imprudência do outro, quando nós mesmo acabamos por cometer imprudências no trânsito que muitas das vezes acabam por resultar em acidentes graves, como atravessar a rua fora da faixa, avançar o sinal vermelho, pilotar a moto sem capacete, ou mesmo pedalar de bicicleta na contramão da via”, frisou a diretora do núcleo de publicidade e propaganda da Prefeitura de Belém (NPP/PMB), Márcia Ledo.
765b9881-7d92-4e38-8364-0c22528ba33b
A campanha foi elaborada pela Comus em conjunto com uma das agências que atende a conta publicitária municipal e usará diversos meios de comunicação como busdoor, rádios, internet, ação de rua, e outros, envolvendo todos os usuários do sistema de mobilidade da cidade e assim, trazendo todos para o conceito de “Nós Somos o Trânsito!”.
Após o lançamento da campanha, foi ministrada uma palestra intitulada “O Idoso e o Trânsito”, proferida pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA), Letícia Bitar, além da apresentação de vídeos e peça teatral voltados para a conscientização do idoso no trânsito. “O maior objetivo da comissão é de assegurar os direitos do cidadão idoso, e para isso estamos sempre de portas abertas para atender suas solicitações e encaminhá-las aos órgãos competentes, por isso me senti honrada ao ser convidada pela Semob para participar do evento e levar a informação aos idosos que muitas das vezes não conhecem seus direitos ou mesmo não sabem a quem recorrer”, comentou.
Para a aposentada Cleomar Batista, a programação foi muito esclarecedora, principalmente no momento de perguntas e respostas, onde pôde tirar suas dúvidas sobre como proceder para formalizar uma denúncia contra motoristas do transporte coletivo. “Sou usuária de ônibus e às vezes acontece de o motorista não querer parar para o idoso quando fazemos o sinal, agora já sei o que fazer quando passar por uma situação como esta”, disse.
“Quando um condutor de ônibus é flagrado cometendo uma irregularidade, ele pode ser autuado com uma multa pela infração e ainda recebe uma punição administrativa. A fiscalização é realizada pelos fiscais de transporte, servidores do órgão que trabalham exclusivamente na fiscalização das infrações cometidas pelas empresas de ônibus ou operadores, e que estão dispostos em pontos estratégicos da cidade ou, em alguns casos, fazendo inclusive a fiscalização embarcada dentro dos coletivos para verificar se há alguma irregularidade”, explicou a superintendente da Semob. “Essa fiscalização é diária, constante, e muitas vezes não percebida pela população em geral, que acaba tendo apenas a imagem do agente de trânsito como referência de fiscalização. Porém, a população também pode fazer a sua parte, denunciando o operador da linha de ônibus. Mas para que seja feita a autuação de infração de transporte é preciso enviar à Semob o número de ordem que vai escrito no veículo, o dia, hora e local do flagrante, para que o condutor seja localizado e chamado a se explicar sobre o fato registrado”, completou.
As denúncias devem ser formalizadas pelo e-mail contato.semob@belem.pa.gov.br ou pelos telefones 118 e 98429-0855.
Na saída do evento foram disponibilizadas vacinas contra gripe, hepatite e sarampo, pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Estacionamento
O idoso, e também a pessoa com deficiência, foi tema de outra ação da Semana Nacional do Trânsito no Shopping Castanheira. Durante os dias 20 e 21, uma ampla campanha educativa foi realizada no estacionamento para conscientizar quanto ao uso de vagas especiais destinadas a esses dois públicos, e que segundo o Código de Trânsito Brasileiro só podem ser utilizados por quem porta uma credencial emitida pelo órgão de trânsito – que na capital paraense é a Semob –, com validade em todo o país, que comprove a idade acima de 60 anos ou a existência de algum tipo de deficiência.
Ação educativa SEMOB
Ação educativa SEMOB

Com o estacionamento do subsolo do shopping em obras, muito desse público tem procurado as vagas especiais localizadas no primeiro piso. Poucos foram os flagrantes de desrespeito quanto ao uso por públicos que não têm direito assegurado, porém muita gente com direito foi flagrada sem o uso do documento obrigatório.
É o caso de José de Ribamar Souza Mata, mais conhecido pelo apelido de “Tartarugão”. Cheio de vitalidade, ele diz que pouco se utiliza de vagas especiais em estabelecimentos comerciais, e na rua admitiu que nem as procura porque não sabia que existiam. Ao ser informado de que para o uso da vaga a lei obriga o uso da credencial, ele aproveitou para se dirigir ao estande da Semob onde ali mesmo solicitou o documento, que ficará pronto em cerca de 15 dias.
“Moro no Gleba I e a facilidade de fazer tudo aqui só me ajudou. Eu tinha os documentos originais comigo, tirei cópia em um quiosque no shopping e ficou tudo confortável assim. Agora vou atrás das minhas vagas quando for estacionar”, brincou Tartarugão, cheio de bom humor.
O shopping Castanheira foi o último a receber a ação de conscientização, que vem sendo realizada pela SeMOB há dois anos em parceria com a OAB-PA. “A ação em shoppings é sempre muito interessante, porque leva a informação de uma forma divertida e na prática a quem é abordado na vaga especial. E a pessoa já sai do shopping com a documentação solicitada. O uso das vagas especiais é normatizado por lei e muita gente não sabe como utilizá-lo da forma correta, para isso a Semob vai até essas pessoas”, comemora Tatiane Pinheiro, chefe do setor de educação da Semob, que coordena a ação.
*Texto produzido com a colaboração de Esperança Bessa.
Por Ricardo Miranda
Fotos: Fernando Sette

Redes Sociais