Representantes do Ministério das Cidades visitam as obras do BRT Belém

• Atualizado há 6 anos ago

7ff792fa-3e46-459d-91f4-1b651323142cPrestes a ter mais uma etapa inaugurada, o sistema BRT Belém recebeu, nesta, quinta-feira, 27, a visita de uma equipe de representantes do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal Acompanhados pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e os engenheiros do Consórcio BRT, vistoriou todo o percurso de quase 20 quilômetros onde está sendo implantado o sistema.
A visita começou pelo Terminal São Brás, onde é feita a integração com os ônibus que vêm da Augusto Montenegro. Depois, eles seguiram pela estrutura do BRT que está pronta, desde São Brás até o Tapanã, passando pelo elevado, o segundo trecho de canaleta e o Terminal Tapanã, que serão entregues esta semana. Eles também percorreram do terceiro trecho, que está na reta final de obras, até o Terminal Maracacuera. Participaram de uma apresentação do projeto e de um balanço da execução da obra feito pelo engenheiro do Consórcio BRT responsável pela obra. Por fim, visitaram as instalações do Terminal Mangueirão, em operação há dois anos.

Sem Descrição
Sem Descrição27

O secretário nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Inácio Bento de Moraes Junior, explicou que a visita visa o estreitamento de relações entre o Ministério das Cidades e os governos estadual e municipal. “Estamos visitando obras estaduais e municipais que têm investimentos do Ministério no sentido de verificar possíveis problemas e entraves nessas ações, para juntos verificarmos as soluções ao desenvolvimento do sistema BRT”, afirmou.
Segundo o secretário, a intenção do Ministério também é de observar como os investimentos em mobilidade são empregados. “É importante verificar se as obras têm prosseguimento com celeridade e é o que podemos observar aqui, onde em três anos, já existe uma rede do BRT implantada numa extensão de quase 20 quilômetros de extensão e pronta para entrar em operação”, afirmou Inácio.
Para o prefeito Zenaldo Coutinho, a presença dos representantes do Ministério das Cidades é muito importante para implantação dos projetos do BRT, não apenas na Augusto Montenegro, como também na Centenário e no Centro. “Esse acompanhamento é fundamental para que o agente financiador possa ver in loco as obras e constatar como está a execução. Isso garante confiabilidade na nossa gestão para continuar recebendo os investimentos do Ministério e da Caixa”, defende o prefeito.
Participaram também da visita, pelo Ministério das Cidades, Ricardo Caiado, diretor de Mobilidade Urbana e Clever Almeida, diretor de Planejamento Urbano. Representando a Caixa, participaram Marcelo Santos, Carlos Alberto Rocha e Roberto Moreira.
Por Jaqueline Ferreira
Fotos: Tássia Barros

Veja também