Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura de Belém contrata elaboração do projeto do BRT Centenário

af9e3dc9-0be1-46f6-b448-a95f56e77dadMais uma etapa do projeto de mobilidade urbana da Prefeitura de Belém começou a tomar forma com a assinatura, na última quinta-feira, 20, do contrato para elaboração do projeto básico e executivo do Bus Rapid Transit (BRT) Centenário. A formalização do contrato com a empresa vencedora do processo licitatório, a Prosul Engenharia e Construções Ltda, foi realizada com a presença do prefeito de Belém e da secretária municipal de Urbanismo (Seurb), Annete Klautau.
“A assinatura desse contrato é muito importante para dar continuidade ao projeto do prefeito Zenaldo Coutinho de integrar toda a cidade e a região metropolitana de Belém com mobilidade urbana e transporte de qualidade, para contribuir com a qualidade de vida de quem depende do transporte público”, avalia a secretária de Urbanismo.
A Seurb será o órgão fiscalizador do projeto e gestor do contrato. O prazo para finalizar o trabalho será de 12 meses e contará também com o acompanhamento de um grupo de trabalho de órgãos da prefeitura como as secretarias de Saneamento (Sesan), Urbanismo e Meio Ambiente (Semma), além da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB). O valor de investimento nessa etapa de elaboração é de cerca de R$ 7 milhões.
Depois de finalizado o projeto executivo, será providenciado o processo licitatório para contratação da empresa executora da obra. A prefeitura já tem garantido uma parcela de recursos para a execução da primeira etapa do trabalho, que tem previsão para iniciarem em 2020. Os recursos foram garantidos junto a Caixa Econômica Federal.
A nova etapa ligará a avenida Augusto Montenegro ao Centro de Belém, a partir do Terminal Tapanã, que está em funcionamento desde setembro, passando pela avenida Centenário, Júlio Cesar, Pedro Alvares Cabral, Senador Lemos e retornando ao ponto de origem.
Assim como o atual do BRT Augusto Montenegro, essa etapa contará com estações e terminais de integração interligados pela pista de concreto. Futuramente, o BRT Centenário também se integrará ao BRT Centro, que já tem projeto executivo pronto e aguarda recursos para ser executado.
Por Jaqueline Ferreira
Fotos: Oswaldo Forte

Redes Sociais