Central Bel Fácil registra mais de 200 mil atendimentos em nove meses

47699e8c-c772-4462-849f-a338dcebad2bDesde que foi inaugurada em maio do ano passado, a central de serviços Bel Fácil, órgão da Prefeitura de Belém, coordenada pela Secretaria de Administração (Semad), já realizou mais de 200 mil atendimentos ao público.
Localizada no primeiro piso de lojas do Parque Shopping, na avenida Augusto Montenegro, a central reúne em um mesmo local os serviços dos órgãos municipais: Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Junta Militar e o Portal do Trabalhador, com o objetivo de proporcionar agilidade, fluidez e segurança na prestação de serviços à população.
Na manhã da última sexta-feira, 08, o militar Walter Torres, de 34 anos, utilizou o atendimento do Bel Fácil pela segunda vez, buscando informações sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “O que mais eu gosto é praticidade do local, que é perto de minha casa. Já precisei do serviço antes, fui bem atendido e com agilidade, por isso, voltei. O conforto é também um diferencial, porque é tudo climatizado e moderno. É bom saber que a Prefeitura de Belém fez esse investimento que é uma boa resposta aos impostos que pagamos”, elogiou o militar.
Atendimento – A central é mais um serviço descentralizado da Prefeitura de Belém. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e pontos facultativos, a SeMOB realiza atendimento das 9h às 11h30, exclusivamente para liberação de veículos guinchados.
O atendimento começa às 9h, na entrada principal do Parque Shopping, pela avenida Augusto Montenegro, quando os servidores da central fazem uma triagem e distribuem senhas, se for o caso. Depois as pessoas são encaminhadas para ser atendidas no Bel Fácil, já dentro do shopping.
Para a coordenadora do Bel Fácil, Bruna Nascimento, o atendimento em um shopping bem localizado facilita a vida dos usuários. “Em média, fazemos mais de mil atendimentos ao dia. É importante porque é feito dentro de um shopping e as pessoas não precisam ficar se deslocando, podendo utilizar vários serviços em um mesmo local. Recebemos elogios sobre a agilidade e boa qualidade do atendimento e isso nos motiva a fazer, cada vez mais, o melhor”, revelou Bruna.
O horário que recebe a maior afluência de público é das 10 às 15 horas, considerado de pique, e os serviços mais buscados são os da SeMOB, que oferece os serviços de procedimento de liberação de veículos, recursos de multas, credencial de estacionamento para idoso e pessoa com deficiência, ouvidoria e algumas modalidades de Passe Fácil, sendo que os dois primeiros geram mais buscas.
A Junta Militar oferta os serviços de alistamento, verificação da situação militar e emissão da carteira de reservista e segunda via, das 9h às 13h, durante a semana. O Portal do Trabalhador emite diariamente 20 senhas para Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e também faz o procedimento de entrada no Seguro Desemprego. Pela Sefin, os serviços disponíveis são a legalização de empresas, cadastramento de imóveis e regularização de dívidas (ISS, TLPL, IPTU, alvará e taxas).
A dona de casa Rosa Maria Monteiro, de 52 anos, estava acompanhando o filho Elder da Costa, de 20 anos. Eles chegaram por volta das 7 horas para emitir a Carteira de Trabalho do rapaz. “Fui informada sobre esse atendimento e aproveitamos a facilidade de estar mais perto. Ser atendido dentro do shopping é mais seguro e confortável, e o atendimento está sendo rápido, o que estou achando muito bom”, destacou Rosa Maria.
Serviço:
A Central de Serviços Bel Fácil, da Prefeitura de Belém, fica localizada no Parque Shopping, lojas 1029 e 1030, no piso 1, na avenida Augusto Montenegro. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e Junta Militar, das 9h às 13h.
Texto: Dedé Mesquita
Fotos: Tássia Barros