Pesquisa analisa demanda de usuários do transporte urbano

• Atualizado há 6 anos ago
Integração entre linhas começa a funcionar no Terminal São Brás. Foto: Fernando Sette
Integração entre linhas começa a funcionar no Terminal São Brás. Foto: Fernando Sette

Está em andamento há pouco mais de uma semana, uma pesquisa quantitativa de usuários do transporte urbano do município. A pesquisa vem sendo realizada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel), sob a supervisão da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB), e tem por principal objetivo verificar a demanda de usuários do transporte urbano, com o propósito de otimizar a oferta das linhas e melhorar a frequência dos coletivos.
De acordo com o diretor superintendente, em exercício, da SeMOB, Gilberto Barbosa, o estudo também deverá auxiliar na elaboração das ordens de serviço emitidas pelo órgão às empresas que operam o serviço de transporte urbano na capital. “A partir da coleta desses dados poderemos traçar um diagnóstico do serviço atual e assim melhorar a oferta de linhas, número de veículos, horários e saber com mais exatidão quais são os pontos em que há maior demanda de passageiros”, disse.
Acompanhamento – Cerca de 50 pesquisadores devidamente uniformizados com bonés, coletes e crachás com fotos acompanham as viagens dos coletivos ao longo do dia fazendo a contagem de todos os passageiros que realizam embarque e desembarque pela porta traseira ou dianteira de cada veículo. A atividade deve durar até o próximo dia 21 de abril.
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O diretor de operações do Setransbel, Natanael Romero, destaca que a pesquisa não leva em consideração apenas os passageiros que passam pela catraca do coletivo, mas aqueles que também sobem e descem sem passar pela roleta “Em cada veículo sobem dois operadores, para que um fique na porta da frente e outro na porta de trás. Durante a pesquisa não há qualquer tipo de interação entre os pesquisadores e os passageiros”, ressalta Natanael.
Na pesquisa, os operadores utilizam dois programas, sendo um voltado para a contagem dos passageiros e outro para fazer o mapeamento do itinerário das linhas por meio de georreferenciamento, que fornecerá informações precisas como localização, tempo total de deslocamento, velocidade máxima, velocidade média, horários, entre outras.
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Texto: Ricardo MirandaFoto: Fernando Sette / Divulgação

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