Semob faz campanha para sensibilizar motoristas e pedestres sobre trânsito cidadão.

• Atualizado há 11 anos ago
img_educa_transito
Mobilização acontece em pontos considerados estratégicos, com maior registro de acidentes.

Para  conscientizar motoristas e pedestres da Região Metropolitana de Belém, cerca de 60 profissionais da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estarão distribuídos em pontos considerados estratégicos da cidade para orientar os condutores sobre aspectos importantes de educação e cortesia no trânsito. A campanha começou nesta segunda-feira, 12, e segue nas próximas semanas sempre das 7h às 13h e das 14h às 20h.

Todos os agentes envolvidos na ação de sensibilização passaram por treinamento específico da equipe de educação da Semob e receberam noções básicas do Código de Trânsito Brasileiro e embasamento técnico para orientar condutores e pedestres. “As pessoas costumam reclamar que a Semob só multa, não educa, mas esquecem que todos os condutores têm obrigação de conhecer as leis de trânsito e de que a multa é, também, uma forma extrema de educar. Essa ação vai lembrar a todos que, se cada um fizer a sua parte, teremos um trânsito melhor em Belém”, pontuou superintendente de Mobilidade Urbana, Maísa Tobias.

Durante as abordagens, os agentes municipais orientam o condutor e também os pedestres sobre como podem contribuir para um trânsito seguro e humano para todos os cidadãos. “Ações como essa tendem a educar os motoristas que insistem em desrespeitar sinais no trânsito. É muito comum ver carros ultrapassando o sinal vermelho ou passando da velocidade permitida na via”, lamentou a administradora de empresas Camila Maués.

Os locais de atuação da campanha não foram escolhidos aleatoriamente, mas definidos pela coordenação de operações de trânsito da Semob como pontos nevrálgicos dos principais corredores de tráfego de Belém com maior incidência de acidentes, fila dupla ou cruzamentos fechados. A maioria já dispõe de agentes de trânsito fixos para garantir melhor fluidez do tráfego.

“Passamos 30 dias em janeiro e fevereiro atuando na Almirante Barroso, logo após a abertura do Entroncamento e agora, era a vez de levar uma campanha mais ampla para outros pontos da cidade. Estamos começando por locais que são de visibilidade de todos que circulam em Belém, independente de seus pontos de origem e destino, porque todos obrigatoriamente passam por estes locais. Na segunda etapa da campanha, vamos falar mais especificamente a alguns públicos e direcionado aos problemas específicos de cada bairro”, adianta Maisa Tobias.

A campanha acontece inicialmente na Avenida Assis de Vasconcelos, nos cruzamentos com as travessas Gaspar Viana e Tiradentes, Avenida José Bonifácio com Domingos Marreiros, Travessa Castelo Branco com Avenida José Malcher e Travessa Padre Eutíquio com Rua Manoel Barata. Nas próximas semanas a ação passará por esquinas importantes das avenidas Conselheiro Furtado, Antônio Barreto, Nazaré, Gentil Bittencourt e Rua João Diogo.

Texto: Adriana Pereira
Foto: João Gomes / COMUS
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Veja também