Central Bel Fácil completa um ano e registra mais de 360 mil atendimentos

1b254d74-f76c-4c46-afa1-e86316c2c014
A Central Bel Fácil, órgão de Prefeitura de Belém (PMB), coordenado pela Secretaria de Administração (Semad), completou um ano de serviços prestados à comunidade no último sábado, 18. O local é um espaço que disponibiliza diversos serviços municipais em um só lugar, oferecendo atendimento de qualidade e comodidade.
A central fica localizada no primeiro piso do Parque Shopping, na avenida Augusto Montenegro, e reúne em um só lugar os serviços de órgãos municipais, como a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), a Junta Militar e o Portal do Trabalhador, descentralizando os serviços oferecidos pela Prefeitura de Belém e levando à população agilidade nos serviços prestados.
De acordo com a coordenadora da Bel Fácil, Bruna Nascimento, a Central já realizou mais de 360 mil atendimentos, sendo que SeMOB é a área que recebe mais demandas, desde a inauguração do espaço em 2017. “Em média, nós atendemos mais de 1500 pessoas por dia, dentre elas, mais de 80% são destinada à SeMOB”, explicou Bruna.
Ainda de acordo com a coordenadora, a localização da Bel Fácil, dentro de um shopping, garante muito mais comodidade e segurança à população. “Em dias de muito atendimento, é comum que as pessoas passeiem pelo shopping até serem atendidas. A possibilidade de dispor de vários serviços em um só espaço é o que atrai o nosso público, que vem nos avaliando positivamente desde o início dos nossos serviços”, destacou Bruna.
A dona de casa de 43 anos, Simoni Nascimento, fazia companhia ao esposo que procurou a Bel Fácil para dar entrada no seguro desemprego. De acordo com Simoni, a possibilidade de dispor de um espaço completo e que possui atendimento rápido é um grande diferencial. “Hoje, estou acompanhando meu marido, mas também já procurei outro serviço na Bel Fácil e, de longe, o atendimento é o que mais conta nessa central da Prefeitura”, disse a dona de casa.
“O espaço é confortável, seguro, próximo da minha casa e nós recebemos um atendimento muito atencioso, coisa difícil de se encontrar hoje em dia”, completou Simoni.
5f82849a-96e9-42d3-8dfa-9659fa8eb9d6
Funcionamento – A Central funciona de segunda a sexta-feira e possui horário de atuação personalizado por órgão, atendendo das 9 às 17 horas as demandas da SeMOB, inclusive para liberação de veículos guinchados; o Portal do Trabalhador, com horário de atendimento das 9 às 14 horas; a Junta Militar das 9 às 13 horas; e a Sefin das 9 às 18 horas.
As senhas são entregues na entrada no Parque Shopping, no qual a população é atendida logo cedo, às 9h, onde são entregues as senhas para encaminhamento e triagem dos atendimentos na Bel Fácil.
A SeMOB atende das 9 às 17 horas e conta com serviços para liberação de veículos, protocolo de recursos de multa, credencial para estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, ouvidoria e passe fácil.
A Sefin atende das 9 às 18 horas, com atendimento aberto, dispondo de serviços como legalização de empresas, cadastro de imóveis e regularização de dívidas como Imposto Sobre Serviços (ISS), Taxa de Licença para Localização de Funcionamento (TLPL), Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), alvará e demais taxas.
O Portal do Trabalhador disponibiliza diariamente 30 senhas para emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e 30 senhas para dar entrada do Seguro Desemprego, atendendo das 9 às 14 horas. Já a Junta Militar realiza a disponibilização de 50 senhas para alistamento, além da verificação da situação militar, emissão de Carteira de Reservista e segunda via, das 9 às 13 horas.
Irene Velasco

Irene Velasco, de 63 anos, mora próximo ao Parque Shopping e contou que antes da inauguração da Central Bel Fácil era necessário ir até o bairro de São Brás para regularizar a situação do Passe Fácil Sênior. “Hoje é muito mais fácil para eu resolver algumas questões. A central fica próxima da minha casa e não há necessidade de chegar tão cedo, além do atendimento rápido e atencioso que nós recebemos”, disse Irene.
Serviço – A Central de Serviços Bel Fácil, da Prefeitura de Belém, fica localizada no Parque Shopping, no primeiro piso, na avenida Augusto Montenegro. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: Renan Lobato
Fotos: João Gomes