Ação educativa da SeMOB aborda respeito no transporte público municipal

811efb3c-a3b1-4eee-b235-680404222253Na manhã desta quinta-feira, 23, a Prefeitura de Belém esteve presente no cruzamento das avenidas Almirante Barroso com Júlio César, no bairro do Marco, realizando uma ação educativa voltada ao transporte público do município, dentro da programação Maio Amarelo, que objetiva aumentar a segurança no trânsito. Cerca de 360 passageiros foram abordados em 11 ônibus.
A ação foi coordenada pela divisão de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e abordou temas relacionados ao respeito do operador do serviço ao passageiro, embarque e desembarque em locais adequados, entre outros.
De acordo com a chefe da divisão de educação para o trânsito da SeMOB, Tatiane Pinheiro, o local foi escolhido porque diversas linhas municipais, oriundas das principais vias de acesso ao centro da cidade, como a avenida Augusto Montenegro, como também de outros municípios pertencentes à Região Metropolitana de Belém, passam pelo local.
9abd9941-bfd1-4366-805a-7efb556d3ecd
Conflitos – “Na abordagem, os agentes educadores destacaram os principais pontos conflitantes dentro dos coletivos e ressaltaram que o respeito deve partir de todos, seja dos motoristas e cobradores com relação aos usuários pagantes do transporte público e os que têm direito à gratuidade, como também dos próprios passageiros que utilizam o serviço”, disse Tatiane Pinheiro.
O comportamento dos usuários foi destacado e exemplificado. “Há usuários que escutam música sem utilizar fone de ouvido e incomodam a quem está ao lado. Há os que ficam parados na porta, sem intenção de desembarcar, atrapalhando outros passageiros, e há os que não cedem o assento a quem tem prioridade, mesmo os assentos dos ônibus serem todos preferenciais”, complementou Tatiane.
Para a servente de pedreiro Joselita Martins a ação é importante e serve para despertar a conscientização dos operadores do serviço. Ela conta que nunca passou por uma situação de desrespeito no ônibus, mas o pai dela, idoso, sim. “O motorista se recusou a parar o ônibus para que meu pai embarcasse. Não podemos generalizar, sei que existem bons motoristas, mas existem aqueles que deixam a desejar. A ação é importante para que haja mais respeito por parte dos maus motoristas”, opinou.
O motorista de ônibus Antônio Carlos Manheta afirma que sempre procura tratar com educação todos os passageiros e aprovou a abordagem. “A iniciativa é muito válida. Acho importante repassar essa mensagem de orientação, principalmente, sobre como proceder em caso de denúncias contra os maus condutores”, disse o motorista.
Denúncias – Quem tiver interesse em formalizar uma denúncia a respeito de coletivos que não apresentem condições de trafegabilidade é preciso informar à SeMOB o nome da linha, o número de ordem que vai escrito na lateral do veículo, além do dia, hora e local do flagrante, para que o veículo seja localizado. As denúncias devem ser formalizadas pelo e-mail contato.semob@belem.pa.gov.br ou pelos telefones 118 e 98429-0855.
A programação Maio Amarelo seguirá nesta sexta-feira, 24, a partir das 8h, na ciclofaixa da travessa Antônio Baena. Os temas da ação são a importância da utilização e o respeito às faixas destinadas exclusivamente aos ciclistas.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: Ricardo Miranda
Fotos: João Gomes