Expectativa de 15 mil atendimentos na edição Benguí e Mangueirão do Prefeitura no Bairro

dfaacf4b-2998-45fd-9f22-8d6e2f7b1e87A edição de mais um programa Prefeitura no Bairro será aberta na manhã desta terça-feira, 30, na escola municipal Walter Leite Caminha, localizada no conjunto Catalina, bairro do Benguí. Na abertura, o prefeito Zenaldo Coutinho, acompanhado de todo o secretariado, inaugura, na praça Vitória, mais uma academia ao ar livre. Todos os atendimentos são gratuitos.
Será a 14ª edição e com a expectativa de atender a 15 mil pessoas. Serão oferecidos diversos serviços, sendo que os de saúde devem apresentar a maior procura. A edição, que contempla os bairros do Benguí e Mangueirão, se inicia nesta terça-feira, 30, e prossegue até a quinta-feira, 1º de agosto, sempre das 8h às 14h. O Prefeitura no Bairro foi criado em 2017, na gestão do prefeito Zenaldo Coutinho, e tem aproximado, cada vez mais, a administração municipal às necessidades da população.
“O objetivo do programa é aproximar a comunidade dos órgãos da administração. A programação é interessante, pois possibilita o contato dos dirigentes municipais com a demanda dos bairros e de seus moradores”, explica Nazaré Costa, titular da Secretaria Municipal de Coordenação, Planejamento e Gestão (Segep), que comanda as ações do programa.
“Adiantamos nosso planejamento para realizarmos um atendimento seguro. Com o apoio do Núcleo de Ação Comunitária, nos reunimos, na semana passada, com as lideranças para divulgarmos bem a programação”, complementou a secretária.
De acordo com a Segep, a montagem da estrutura de atendimento começou na manhã desta segunda-feira, 29. No dia 1º, início do ano letivo nas escolas municipais e ainda dentro do Prefeitura no Bairro, haverá a recepção dos alunos na unidade de ensino Walter Leite Caminha, por meio de programação especial promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Documentos – A Prefeitura lembra que estará emitindo somente documentos de responsabilidade da administração municipal, a exemplo do passe fácil, carteira do idoso, cartão SUS e do Bolsa Família. A escola municipal Walter Leite Caminha está localizada na travessa 4 (entre a avenida Major Aviador Silva Filho e avenida Coronel Brito), no conjunto Catalina, às proximidades do estádio Estadual Jornalista Edgar Proença, “Mangueirão”.
5995a4ce-5051-4c12-9b94-6e75f6884ef4
Saúde – A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), irá oferecer 14 serviços da área de saúde, dentre os quais teste de glicemia, consultas médicas e oftalmológicas, aferição de pressão arterial, preventivo do câncer de mama, além de vacinação e castração de cães e gatos.
Os moradores terão ainda a oportunidade de serem atendidos pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), que estará presente com as emissões de passe fácil, de credencial de estacionamento para idosos e portadores de necessidades especiais, e também com ações educativas e sinalização prévia.
Cultural – No Benguí e Mangueirão, assim como nas outras edições, o Prefeitura no Bairro irá oferecer atividades lúdicas às crianças e aos adolescentes. Contação de histórias, oficinas, jogos literários, capoeira e performance do palhaço Pachecão estão programadas para ocorrer na escola Walter Leite Caminha. Além dessa atividade, haverá a participação de alunos das escolas municipais Alzira Pernambuco, Sílvio Nascimento e Catalina II, em números culturais.
Haverá ainda distribuição de mudas, cursos oferecidos pelo Fundo Ver-o-Sol, orientações sobre microcrédito e emissão de Carteira de Trabalho de Previdência Social (CTPS), informações da Sala do Empreenddor, da Secretaria de Economia (Secon), além de suporte jurídicos da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), entre outras atividades.
Serviço – Prefeitura no Bairro, edição Benguí e Mangueirão, será aberta nesta terça-feira, 30, às 8h e prossegue até 1º de agosto, na escola municipal Walter Leite Caminha. O horário de atendimento, das 8h às 14h.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: Sérgio Chêne
Fotos: Oswaldo Forte