Cerca de 600 veículos são arrematados no segundo leilão da SeMOB

Leilão da Semob

Um grande público esteve presente no segundo leilão de veículos apreendidos pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) deste ano. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 6, no hall Ismael Nery, da Fundação Cultural do Pará (Centur) e teve cerca de seis horas de duração.
Todos os 588 veículos oferecidos foram arrematados. Parte deles era composto por veículos recuperáveis, prontos para uso, e outros por sucata, entre carros e motos, todos removidos aos pátios da SeMOB, após serem flagrados em irregularidades.
Leilão – “O leilão é uma modalidade prevista em lei e que não visa lucro para o órgão fiscalizador. Ele serve para quitar os débitos adquiridos pelos veículos durante o tempo que permaneceram nos pátios de retenção. Todos os lotes estavam retidos por mais de 60 dias, sem que seus proprietários originais manifestassem interesse em retirá-los, por isso, precisamos leiloá-los para esvaziar nossos pátios e para quitar as dívidas administrativas”, explicou o presidente da Comissão de Gestão de Pátio e Leilão e diretor de trânsito da SeMOB, Marcos Chagas.
Chagas - Leilão da Semob
Chagas – Leilão da Semob

“Por lei, o dinheiro arrecadado tem uma ordem de prevalência a ser destinado. Primeiro, tem que pagar o leilão, depois cobrir as despesas do guincho e a estadia no pátio de retenção e, por último, quitar os devidos impostos aos órgãos competentes”, complementou Chagas.
Entre os destaques do leilão estavam uma Hyundai Tucson 2006/2007, em bom estado de conservação, com lance inicial de R$ 4 mil; um Palio Weekend Adventure 2009/2010, conservado, também por R$ 4 mil; um Chery sedan 2011/2012, por R$ 3,5 mil; além de um Fox 2008/2009 no valor inicial de R$ 4 mil. Além dos carros, diversas motos também foram leiloadas com valores iniciais abaixo de R$ 1 mil.
De acordo com o leiloeiro Sandro de Oliveira, o evento foi considerado um sucesso de público. “O sucesso do leilão se deve, muita das vezes, ao fato de que os preços dos veículos são bem atrativos, bem abaixo do valor de mercado. Assim, assim conseguimos dar destino a todos os veículos que estavam disponíveis”, destacou o leiloeiro.
Leiloeiro - Leilão da Semob
Leiloeiro – Leilão da Semob

Procedimentos – No ato do leilão, o arrematante precisou apresentar um cheque de sua titularidade ou 15% do valor do lance em espécie, referente à caução. O restante do pagamento deverá ser efetuado até às 16 horas desta quarta-feira, 7.
No momento do faturamento, o novo proprietário deverá apresentar o comprovante de pagamento, além das cópias de um documento oficial com foto, CPF e o comprovante de residência na sede da Norte Leilões, localizada na rodovia BR-316, quilômetro 8, número 20, município de Marituba-PA.
O bem arrematado poderá ser retirado dos pátios de retenção da SeMOB, depois de cinco dias úteis decorridos da realização do leilão, mediante apresentação do Termo de Arrematação e Termo de Responsabilidade, expedida pela Comissão de Gestão de Pátio e Leilão, assim como os originais e cópias dos documentos pessoais do arrematante (RG, CPF e comprovante de residência), além do extrato de compras emitido pelo leiloeiro.
A retirada do veículo deverá ocorrer no prazo máximo de até 30 dias a contar da data do leilão.
Novo leilão – Em breve um novo leilão será promovido pela SeMOB. A data do evento ainda será definida, porém, os proprietários cujos veículos já se encontram retidos há mais de 60 dias já estão sendo devidamente notificados.
Além disso, o edital de notificação de retirada contendo a relação dos veículos apreendidos, entre motos, carros, caminhões e ônibus, está disponível para consulta no site da SeMOB http://www.belem.pa.gov.br/semob
Os proprietários desses veículos podem entrar com os procedimentos para a retirada no espaço Bel Fácil, localizado no Parque Shopping, na avenida Augusto Montenegro, ou na Estação Cidadania do shopping Pátio Belém, localizada na travessa Padre Eutíquio.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto:

Ricardo Miranda