Operação conjunta de órgãos municipais garante avanço das obras no Trapiche de Icoaraci

375459a0-0285-4f37-b98a-e172f4b4333bHá um mês em obras, o trapiche de Icoaraci vai receber novos horários de embarque e desembarque de cargas pesadas no local. Na manhã desta quarta-feira, 23, a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), da Ordem Pública, da Guarda Municipal de Belém (GMB) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), esteve mais uma vez no trapiche de Icoaraci para ordenamento de permissionários, retirada de ambulantes irregulares no trapiche e definição de novos horários de funcionamento.
O trapiche do distrito de Icoaraci é uma porta para as muitas ilhas. Moradores, turistas e visitantes passam todos os dias por ele. Com esse fluxo permanente, há uma necessidade por parte da construtora responsável pelas obras de reforma e ampliação do local de que esse fluxo diminua e até mesmo seja totalmente isolado para que o tempo estipulado pela empresa seja cumprido.
“A Ordem Pública veio com o objetivo de ordenamento dos permissionários, para coibir o comércio irregular e estipular novos horários para embarque e desembarque de cargas pesadas no trapiche de Icoaraci, tendo em vista que o local está em obras e precisa que esse fluxo seja bem menor para não atrapalhar os serviços”, explicou Elizete Cardoso, coordenadora geral da Ordem Pública.
Elizete esclareceu que a Ordem Pública não veio para tirar trabalho de ninguém, veio para colocar ordem, pois aqui encontramos muitos ambulantes irregulares, transporte de mercadorias pesadas em horários indevidos, mototaxistas vindo até a rampa do flutuante e um grande fluxo de carros que não poderiam estar estacionados no local”.
“Essas pessoas precisam entender que, a pedido da população e da própria agência distrital de Icoaraci, a Prefeitura de Belém, através do prefeito Zenaldo Coutinho, atendeu a esse pedido que é a reforma do trapiche. Foi estipulado o horário que começa na madrugada com o desembarque do açaí e vai até as 9h, depois disso começam os trabalhos da empresa responsável pelas obras. Eles só tem a ganhar, e durante esse tempo, aqueles que não estão regularizados precisam procurar os órgãos competentes para regularização”, afirmou a coordenadora.
A Guarda Municipal de Belém garantiu a segurança da operação. “Nós estamos aqui para dar o apoio necessário até o fim da operação, estamos no momento com um efetivo de quatro gaurdas e uma viatura, mas em caso de uma necessidade maior pediremos apoio de outras guarnições”, disse o guarda municipal Elias, que comandou a guarnição.
Carros e motos também foram retirados do trapiche de Icoaraci, pois estavam em local proibido para estacionamento. “Este carro está desde junho estacionado em área proibida. Já foi averiguada a situação dele e está regular, mas irregular aqui no trapiche. Ele será guinchado e assim que o proprietário se manifestar terá que procurar a Semob para regularização do automóvel”, informou o agente Nunes.
2d4101cc-eba8-461c-a611-e1ea32f957b0
Uma corrente que evitava que os carros ultrapassassem e ficassem estacionados no local destinado para os carroceiros foi irregularmente retirada. “A agência colocou uma corrente para evitar que os carros passassem, mas alguém levou. Aí ficou assim, perdemos espaços para eles. Nossa renda caiu, pois não tem como disputar com a velocidade e força de um carro. Fico grato pela Prefeitura olhar para esse lado do pequeno trabalhador. Eu tenho 24 anos e desde 14 anos trabalho com cargas de açaí só aqui no trapiche, agora espero que melhore minha renda”, disse Giovane Silva.
Placas sinalizadoras serão colocadas no local  para que população, trabalhadores e comerciantes possam estar cientes de todo trabalho que está sendo feito e para que seja assegurado um melhor funcionamento no trapiche.
Texto: Grasiela Costa