Ônibus do BRT passam a operar no Terminal Maracacuera, em Icoaraci

2019.11.01 - PA - Belém - Brasil: Estações e Terminais do BRT na avenida Augusto Montenegro. Estação Marinha.
2019.11.01 – PA – Belém – Brasil: Estações e Terminais do BRT na avenida Augusto Montenegro. Estação Marinha.

A Prefeitura de Belém deu início à operação do Sistema BRT Belém em mais um trecho de obras na avenida Augusto Montenegro. Nesta segunda-feira, dia 4, o Terminal Maracacuera, em Icoaraci, começou a funcionar, não só como mais uma extensão de itinerário dos ônibus articulados do BRT, como também para receber a chamada linha troncal, com ônibus padrón, veículos com capacidade para 83 passageiros, com portas dos dois lados que permitem o embarque e desembarque, não só nas paradas comuns, como também nos terminais e estações BRT.
Em caráter experimental, estes veículos devem circular, inicialmente, em duas linhas. A primeira delas, a Maracacuera – Presidente Vargas, sai do Terminal Maracacuera pela canaleta do BRT até o Terminal São Brás, e de lá segue até a avenida Visconde de Souza Franco, pela pista comum. A outra linha, Tapanã – Ver-o-Peso, sai do bairro do Tapanã e entra na canaleta do BRT, a partir do Terminal Tapanã, de onde segue até o Terminal São Brás, e em seguida, passa para a pista comum e faz itinerário até o Ver-o-Peso.
De acordo com o titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Gilberto Barbosa, algumas linhas de ônibus começarão a ser transformadas em linhas alimentadoras, ou seja, elas sairão do bairro de origem até o Terminal Maracacuera e, em seguida, retornam, não indo mais até São Brás ou ao centro de Belém. “O usuário que estiver nessas linhas alimentadoras faz a integração no Terminal Maracacuera, podendo embarcar em ônibus BRT ou nas linhas troncais. O mesmo vale para o sentido inverso, com o usuário fazendo o transbordo de uma linha troncal ou da linha BRT para as linhas alimentadoras que seguem até os bairros”, explicou o superintendente.
Novo horário – O atendimento do Sistema BRT passa a contar com terminais e estações funcionando em horário diferenciado: das 6h às 23h30, de segunda-feira a sábado. Nesta etapa, as linhas troncais não acessarão o Terminal Mangueirão, garantindo mais velocidade a quem fez o embarque nos terminais Maracacuera e Tapanã.
A primeira linha de ônibus transformada em linha alimentadora foi a Águas Negras – São Brás, para atender, prioritariamente, aos moradores do Residencial Quinta dos Paricás, na estrada da Maracacuera. Posteriormente, outras linhas também passarão pela mudança, como as linhas Outeiro/Brasília – São Brás, Outeiro/Itaiteua – São Brás e Fama – São Brás, integrando nos terminais Maracacuera, Tapanã, Mangueirão e São Brás.
Outra mudança ocorrerá com parte da frota da linha Tapanã – Ver-o-Peso, que será feita em ônibus padrón, em todo o seu itinerário, desde o final da linha no Tapanã e entrando na canaleta exclusiva do BRT, a partir do Terminal Tapanã. A outra parte da frota continuará em ônibus comum que não entrará na canaleta exclusiva.
Nova sinalização – A operação dos ônibus articulados e da linha troncal Maracacuera – Presidente, na canaleta do BRT, se iniciou nesta segunda-feira, mas as obras do lado de fora ainda continuam. Alguns pontos da avenida Augusto Montenegro ainda passam por obras de drenagem e, por conta disso, a nova sinalização no perímetro, incluindo ciclofaixa, será implantada logo após a conclusão dos serviços. O prazo é de aproximadamente dez dias úteis.
Estações – Juntamente com o terminal Maracacuera, mais estações passaram a funcionar em caráter experimental, aumentando as possibilidades de embarque e desembarque de usuários ao longo do trajeto. Inicialmente, foram ativadas as estações Castro Moura, Eduardo Angelim, Grêmio Literário Português, Maguari e José Homobono, todas localizadas na avenida Augusto Montenegro. “Com isso, todas as estações ao longo da Augusto Montenegro estão operando e a previsão é que, até o fim de novembro, as demais estações localizadas na avenida Almirante Barroso sejam ativadas”, destacou Barbosa.
Cartões – Para fazer a integração entre as linhas alimentadoras e o Terminal Maracacuera e lá acessar os veículos BRT ou as linhas troncais, o usuário deve portar um cartão que dá acesso a este segundo embarque, sem pagar uma nova passagem. Quem possui Vale-Digital, Passe Fácil Sênior ou Passe Fácil Especial fará o acesso diretamente.
De acordo com o diretor de operações do Setransbel, Natanael Romero, quem possui Passe Fácil Estudantil precisará colocar créditos em seu cartão. “O estudante poderá se dirigir ao posto de atendimento do Setransbel, situado no mercado de São Brás, para solicitar a conversão do cartão Passe Fácil Estudantil. Dessa forma, ele não precisará mais andar com dinheiro em espécie para efetuar o pagamento da tarifa, podendo debitar o valor da meia passagem diretamente no cartão”, detalhou.
Quem não possui nenhum desses cartões precisará adquirir o Cartão Expresso, que pode ser comprado e alimentado em qualquer terminal ou estação do sistema BRT, e que tem o custo de R$ 4, podendo também ser carregado com o valor que o usuário desejar.
“Esse sistema de cartões é fundamental, não só para a integração, como para o embarque de passageiros ao longo do trajeto das linhas troncais em direção ao centro de Belém, fora da canaleta, já que não haverá presença do cobrador no veículo. Quem optar por embarcar nas linhas troncais fora da canaleta e depois quiser fazer o transbordo para a outra linha troncal ou para os ônibus BRT pode fazer a integração física em qualquer terminal ou estação”, ressaltou Natanael.
Ao todo, 65 ônibus padrón irão compor as linhas troncais, circulando da canaleta exclusiva ao centro de Belém até o final do ano. O número de veículos articulados BRT, que circula atualmente, também aumenta de nove, para 15, sendo nove com origem no Terminal Maracacuera e seis no Terminal Tapanã.
Texto: Ricardo Miranda
Fotos: Oswaldo Forte