Prefeitura participa de audiência pública sobre o BRT Belém na Câmara Municipal

Audiência pública BRT

Autoridades ligadas ao projeto do Sistema BRT Belém e vereadores participaram nesta terça-feira, 5, na Câmara Municipal de Belém (CMB), de mais uma audiência pública para tratar do transporte público municipal. O evento, promovido pela Câmara, foi o terceiro deste ano sobre o tema. Os dois primeiros, de iniciativa da administração municipal, ocorreram nos meses de janeiro e setembro.
Compuseram a mesa de abertura o presidente da Câmara e autor do requerimento que propôs a audiência, vereador Mauro Freitas, o titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Gilberto Barbosa, a secretária municipal de urbanismo, Annete Klautau, e o diretor de operações do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), Natanael Romero.
Audiência pública BRT

“É muito importante a realização de audiências como essa para que possamos mostrar o passo a passo de todo esse projeto corajoso que assumiu o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. Muitos não sabem da grandiosidade que é uma obra como essa e audiências assim são sempre esclarecedoras”, disse Mauro Freitas.
A titular da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) apresentou toda a parte estrutural do BRT, desde os extensos corredores por onde transitam os ônibus, até os terminais de integração dos passageiros, com informações detalhadas do passo a passo que foi realizado até chegar nesta etapa do projeto.
“Quando falamos em BRT em Belém não falamos somente em abrir uma pista exclusiva para o tráfego de ônibus. Esse assunto inclui, também, drenagem, terraplanagem, pavimentação, sinalização, iluminação, asfaltamento, entre outras inúmeras coisas. E estivemos aqui pra mostrar cada passo disso tudo”, afirmou Annete Klautau.
O superintendente da Semob, Gilberto Barbosa, explicou o funcionamento prático do BRT. O principal ponto abordado por Gilberto foi a novidade apresentada recentemente do novo Terminal Maracacuera.
“A realização dessa audiência pública, neste momento, é de suma importância. Momento que estamos abrindo novidades no BRT, com o Terminal do Maracacuera, a utilização dos novos ônibus padrón, responsáveis em operar a linha troncal, e novos horários de funcionamento. Creio que foi uma oportunidade para esclarecermos, tanto para os vereadores presentes, como para a população, questões pertinentes em relação ao transporte público”, destacou Gilberto.
Ao final das apresentações os vereadores presentes deram suas contribuições e fizeram perguntas aos componentes da mesa sobre o BRT. “Importante que tivemos a participação dos vereadores de diversas bancadas e pudemos responder a absolutamente todos os questionamentos que foram feitos”, disse Gilberto Barbosa.
“Enquanto o projeto do BRT Belém ainda se encontrava em estágio embrionário, eu ouvia em muitos lugares que ele seria um projeto que não daria certo, que até poderia funcionar em outros centros, mas em Belém não. Agora, com a abertura do novo terminal, ouvimos de muitos usuários, especialmente dos que moram em Outeiro, que ganharam mais tempo nas viagens de ida e volta pra casa”, afirmou o diretor do Setransbel, Natanael Romero.
Na última segunda-feira, 4, o Terminal Maracacuera, em Icoaraci, começou a funcionar não só como mais uma extensão de itinerário dos ônibus articulados do BRT, como também para receber a chamada linha troncal, com ônibus padrón, veículos com capacidade para 83 passageiros, com portas dos dois lados que permitem o embarque e o desembarque não só nas paradas comuns, como também nos terminais e estações BRT.
Texto: João Alberto Rufino
Fotos: Fernando Sette