Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Novas linhas de ônibus de Outeiro integram o terminal Maracacuera

2019.11.01 - PA - Belém - Brasil: Estações e Terminais do BRT na avenida Augusto Montenegro. Terminal Tapanã.
2019.11.01 – PA – Belém – Brasil: Estações e Terminais do BRT na avenida Augusto Montenegro. Terminal Tapanã.

A Prefeitura de Belém iniciou uma nova fase de integração no Terminal Maracacuera com as linhas de ônibus que atendem o distrito de Outeiro. Além da linha Águas Negras – São Brás, que foi transformada em linha alimentadora logo no primeiro dia de funcionamento do terminal, as linhas Outeiro/Itaiteua – São Brás e Fama/Fidélis – São Brás começaram a integração logo na primeira semana de funcionamento do terminal e, a partir desta segunda-feira, 18, será a vez da linha Outeiro/Brasília – São Brás integrar o Sistema BRT Bus Rapid Transit (BRT Belém).
O titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Gilberto Barbosa, esclareceu que as linhas de ônibus estão sendo inseridas gradualmente ao Sistema BRT. “Desde o início, a implantação do Sistema BRT e a integração com as linhas de ônibus municipais vêm ocorrendo aos poucos para que a população possa, primeiramente, entender e se acostumar com este novo modelo de circulação proposto pela Prefeitura de Belém e só então ampliamos a oferta de ônibus”, explicou o superintendente.
Barbosa informou, ainda, que a programação inicial previa que até o final do mês de novembro todas as linhas de ônibus que possuem rota em Outeiro deveriam se transformar em linhas alimentadoras, ou seja, saindo do ponto de origem até o Terminal Maracacuera e de lá retornando, não mais seguindo até São Brás ou ao centro de Belém.
“O usuário que estiver em uma dessas linhas alimentadoras fará a integração no Terminal Maracacuera, podendo embarcar nos ônibus do BRT ou nas linhas troncais. O mesmo vale para o sentido inverso, com o usuário fazendo o transbordo de uma linha troncal ou da linha BRT para as linhas alimentadoras que seguirão até os bairros”, explicou.
Funcionamento – A partir da integração da linha Outeiro/Brasília – São Brás, o Sistema BRT passa a contar com terminais e estações funcionando em horário diferenciado: a partir das 5h até as 23h30 de segunda-feira a sábado para atender as linhas troncais. Já os ônibus articulados do BRT continuam operando de 6h até as 20h. O Terminal Mangueirão também inicia o funcionamento a partir das 6h, pois nesta etapa as linhas troncais não acessarão o Terminal Mangueirão, garantindo mais velocidade a quem fez o embarque nos terminais Maracacuera e Tapanã. Com isso, além dos nove ônibus do BRT, 20 veículos padron da linha troncal entram em operação para atender a população.
Estações – Outra novidade é que a partir desta segunda as estações Império Amazônico, Tuna Luso, Bosque e Humaitá serão ativadas, possibilitando aos usuários mais opções de embarque e desembarque. Dessa forma todas as estações ao longo das avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso estarão disponíveis ao público.
Texto: Ricardo Miranda
Fotos: Oswaldo Forte

Redes Sociais