SeMOB promoverá último leilão de veículos do ano

Oswaldo ForteO quarto e último leilão de veículos apreendidos pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) deste ano está agendado para o próximo dia 27 de dezembro. Mais de 400 veículos serão leiloados por terem sido retidos, removidos ou apreendidos em irregularidades aos pátios de retenção do órgão e que, passados mais de 60 dias, não foram resgatados pelos proprietários.
O evento será realizado a partir das 11h30 no Salão Batista Campos I (3º piso) do Centro de Convenções Belém Hall, situado na rua Antônio Barreto, nº 1176, entre travessa 9 de Janeiro e avenida Alcindo Cacela, no bairro do Umarizal. Também haverá transmissão online do leilão por meio do site www.norteleiloes.com.br, mediante inscrição com, pelo menos, 24 horas de antecedência para recebimento de login e senha.
Todos os veículos possuem um lance mínimo e aquele que oferecer o maior valor arrematará o bem. Dentre os 410 lotes ofertados, destacam-se uma Mercedes Benz/Induscar Apache ano 2009, em estado de sucata, no valor mínimo de R$ 6.000,00, um Saveiro 1.6 CROS ano 2011/2012, em estado conservado, no valor mínimo de R$ 4.000,00, e uma Honda BROS ano 2017, em estado conservado, no valor mínimo de R$ 1.200,00. Também existem lotes com valores mais baixos, como uma JTA/Suzuki EN125 Yes ano 2006/2007, em estado de sucata, e uma Honda/CG 125 Titan ano de 1999, em estado de sucata, ambas no valor mínimo de R$ 50,00.
De acordo com o Presidente da Comissão de Gestão de Pátios e Leilão e diretor de Trânsito da SeMOB, Marcos Chagas, a realização do leilão não visa lucro ao órgão, mas é necessária para retirar os veículos que estão há muito tempo retidos nos pátios da SeMOB e que os proprietários, mesmo notificados, não compareceram para fazer a retirada. “Os valores arrecadados servem para quitar as taxas remanescentes dos veículos durante o período de permanência. Dessa forma, o novo proprietário arremata o veículo livre de multas e outros débitos”, destaca Chagas.
Visitação – Os veículos foram divididos em três lotes e estarão disponíveis para visitação nos dias 20, 23 e 26 de dezembro, das 8h às 14h:
– Lote 1 a 69: A visitação será realizada no pátio de retenção da empresa VIP, situado na travessa Haroldo Veloso com a rua Presidente Castelo Branco, nº 510 (conhecida como 3ª rua), bairro do Tapanã.
– Lote 71 a 82: A visitação ocorrerá no pátio da Guarda Municipal de Belém, situado na Estrada do Tapanã, ao lado do cemitério.
– Lotes 83 a 410: A visitação ocorrerá no pátio de retenção da empresa Coliseum, situado na travessa Padre Eutíquio, nº 2742 (antigo Emaús), esquina com a travessa Quintino Bocaiúva, bairro da Cremação.
Qualquer cidadão maior de 18 anos, portador ou não da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), está apto para fazer lances durante o leilão, exceto funcionários da SeMOB ou pessoas envolvidas em problemas judiciais, funcionários e/ou integrantes da equipe do Leiloeiro Oficial e atuais proprietários dos veículos.
Resgate – As notificações previstas em lei foram devidamente enviadas aos proprietários dos veículos que serão leiloados. Mesmo assim, ainda há a possibilidade de fazer a retirada dos veículos até a véspera da realização do evento.
Para isso é necessário quitar os débitos devidos, como as de taxas de guincho, de estacionamento, licenciamento e multas que o veículo possa ter acumulado durante a permanência nos pátios de retenção.
A liberação pode ser realizada na Central de Atendimento Bel Fácil do Parque Shopping, situada na avenida Augusto Montenegro ou na Estação Cidadania do Shopping Pátio Belém, localizada na travessa Padre Eutíquio. Os dois espaços funcionam de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, sendo que a entrega de senha ocorre até as 15h.
A relação de todos os veículos que irão à leilão encontra-se disponível no Diário Oficial do Município, edição do dia 11 de dezembro de 2019, bem como no site da SeMOB (www.belem.pa.gov.br/semob).
Texto: Ricardo Miranda