Quem escolher passar o Réveillon em Belém terá muitas opções promovidas pela Prefeitura de Belém. No Portal da Amazônia, as comemorações começam às 20h ao som da Banda Orlando Pereira. Em seguida, quem agita o público é o grupo Vem-Ver-O-Peso do Samba. E quem encerra a noite de festa ao som de muito samba é o grupo Sambloco. Além das atrações musicais, a Prefeitura de Belém também preparou a tradicional queima de fogos à meia-noite, que este ano vai ter duração de dez minutos.
Na ilha de Mosqueiro, o evento será realizado em dois lugares: na praça Matriz, a partir das 22h, com as apresentações da cantora Cinthia Melo e da Banda Chorando pra Cachorro, e na praia do Farol, também a partir das 22h, com DJs e o cantor Plínio do Cavaco.
Em Outeiro, a festa será a partir das 22h com DJs e em seguida com a apresentação de Bianca Furtado e Banda, na praça da praia Grande. Já no distrito de Icoaraci, quem comanda a festa é o cantor Bruno Benitez e o Dj Fabrício, na orla, a partir das 22h.
“A gente montou um belo repertório, queremos agradar todo o público com muito samba, axé, pagode e outros ritmos. Vamos fazer o melhor para que o público aproveite a virada do ano da melhor forma possível”, disse o cantor e compositor Plínio do Cavaco, que pela primeira vez se apresenta no réveillon municipal.
Além de levar entretenimento para o público com as atrações culturais, a festa também tem como objetivo valorizar os artistas e a cultura da terra. “O réveillon é um evento mundial, mas a gente sabe que aqui ele é o início do Carnaval, que o público quer dançar, sambar e aqui nós temos muitos artistas que são excelentes, de quem o público gosta. Então a gente busca valorizar essas grandes atrações, fazendo uma festa que agrade a todos os públicos. Teremos um réveillon de paz e muita diversão”, ressaltou Silvia Lovaglio, diretora de Ação Cultural da Fumbel.
Trânsito
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB vai deslocar agentes para pontos específicos onde tradicionalmente ocorrem festas e grande aglomeração de veículos. Portal da Amazônia, orla de Outeiro, distrito de Icoaraci, distrito de Mosqueiro, Estação das Docas e avenida Almirante Barroso com travessa Enéas Pinheiro terão agentes de trânsito da Semob controlando o tráfego.
Para quem vai para o Portal da Amazônia festejar é importante saber como vai funcionar o trânsito nas redondezas. Uma viatura da SeMOB fará o bloqueio da rotatória da avenida Bernardo Sayão com a rua do Portal e uma viatura fará o bloqueio da rua do Portal com a rua Osvaldo de Caldas Brito, das 21h às 3h.
Para quem vai para Mosqueiro, a SeMOB garantirá 15 ônibus extras para o trajeto Belém-Mosqueiro na terça-feira, 31, nos dois turnos. Na manhã de quarta-feira, 1, serão colocados a disposição 15 ônibus extras em direção ao distrito.
Segurança
Mais de 170 guardas municipais trabalharão em escala extra. O esquema de segurança contará com o apoio de 12 viaturas, além de 18 motocicletas e dois cães. O Grupamento de Ações Táticas (GAT) e a Ronda da Capital (Rondac) farão a segurança no Portal da Amazônia com 80 agentes, quatro viaturas e seis motocicletas. Duas viaturas com dez agentes estarão dando apoio à Policia Militar durante a programação na Estação das Docas.
Na orla do Cruzeiro, no distrito de Icoaraci, estarão atuando 25 guardas com o apoio de duas viaturas. No estacionamento da praia Grande, em Outeiro, a segurança será reforçada com 25 guardas do grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), dois cães e duas viaturas.
A ilha de Mosqueiro receberá segurança em dois pontos, na praça da Matriz, com 15 agentes de segurança municipal e duas viaturas, e na praia do Farol, com o efetivo de 15 guardas do grupamento Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e dez motocicletas.
A Guarda Municipal de Belém (GMB) recomenda que as pessoas não levem para as comemorações de rua garrafas de vidro, evitem deixar celulares nos bolsos de trás das roupas e andem com bolsas e mochilas viradas para a frente do corpo. Em casos de ocorrências, a população pode ligar para o número 153. O atendimento é 24h.
Organização
Os detalhes da organização do evento foram definidos na sexta-feira, 27, quando foi realizada uma reunião na sede da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), na avenida Governador José Malcher, que contou com a presença de servidores da Fumbel e representantes dos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, além dos artistas que se apresentarão nos eventos.
A programação, preparada desde o mês de outubro, é parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura, executado pela Fumbel com o apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB), da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), das agências distritais e outros órgãos.
“A gente chama os artistas e os representantes dos distritos para participarem dessa reunião para organizar o mapa de pauta, para que eles saibam como eles terão acesso ao espaço do evento, como o evento vai ser realizado e outras coisas. Esse evento leva muitas pessoas para a rua, então nós precisamos estar organizados para que tudo ocorra bem”, explicou a diretora de Ação Cultural da Fumbel, Silvia Lovaglio.