Linhas de ônibus têm itinerários alterados para limpeza de canal

8867d0d0-3887-42cf-a932-1a97aaf6d897A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), inicia nesta quarta-feira, 11, serviço de dragagem do canal da avenida Bernardo Sayão, no trecho compreendido entre as ruas dos Mundurucus e Caripunas. Para execução do serviço de limpeza, serão adotadas medidas para prevenir impactos, sobretudo no trânsito de algumas áreas dos bairros Cidade Velha e Jurunas. A intervenção no canal deve durar até duas semanas.
As definições quanto à operação dos serviços de dragagem da Sesan foram definidas na tarde da última segunda-feira, 9, durante reunião realizada na sede do Promaben, na avenida Bernardo Sayão. Na reunião, participaram os representantes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), do Promaben e da empresa CCB Construtora, que presta serviços à Prefeitura.
Obras – A Sesan atuará com serviços de recapeamento no trecho da travessa de Breves, entre a avenida Fernando Guilhon e rua dos Mundurucus, a fim de melhor escoar o fluxo de veículos que deve ser mais intenso durante o trabalho de dragagem. “A Sesan entra fazendo essa limpeza, e nós construiremos um bueiro para minimizar as inundações que estão ocorrendo na rua dos Mundurucus e na Bernardo Sayão. Esse bueiro vai garantir o escoamento”, explicou o engenheiro Jaime Pessoa, da empresa CCB Construtora.
Mapa - Bernardo Sayão-05
Interdição e desvios – Na prática, com a limpeza do canal haverá a necessidade de interdição de uma faixa da avenida Bernardo Sayão, no bairro Jurunas, no trecho compreendido entre as ruas dos Tamoios e Caripunas, sentido UFPA-Centro. Veículos de passeio poderão trafegar até a Caripunas para acessar a travessa de Breves, e retornar à Bernardo Sayão pela Tamoios. Já os ônibus e caminhões, por conta do porte, farão o desvio antes, na rua Fernando Guilhon, para, então, acessar a Breves e também retornar à Bernardo Sayão pela Tamoios.
O mesmo desvio, em sentido contrário, será adotado na pista sentido centro-UFPA, caso seja necessário o fechamento para a circulação de máquinas. Nesse caso, os veículos que trafegam pela Bernardo Sayão acessarão a Tamoios, travessa de Breves e, no caso de veículo de passeio, retornarão à Bernardo Sayão a partir da Caripunas, enquanto ônibus e caminhões retornarão pela Fernando Guilhon.
Especificamente a linha UFPA-Tamoios, que normalmente acessa a Bernardo Sayão pela rua dos Mundurucus, circulará pela Mundurucus, travessa de Breves e Tamoios, a destino.
Medidas – Como retaguarda à operação de dragagem da Sesan, uma série de medidas será assegurada pela administração municipal como forma de prevenir possíveis transtornos à população. Dentre as ações programadas, a equipe da Semob comunicará as empresas de transporte, que mantêm linhas na área envolvida, sobre as interdições e desvios. Além disso, a Superintendência Executiva vai sinalizar vias estratégicas com placas e desenvolver atividades de educação junto à comunidade.
“O nosso trabalho operacional estará atento aos desvios, tanto na Mundurucus, quanto na Bernardo Sayão. No sentido centro-bairro o trânsito se mantém normal. Na Bernardo Sayão com Fernando Guilhon, ônibus e veículos, em geral, farão o desvio e seguirão até à travessa de Breves, passando por todas as transversais até à Mundurucus para então retornar à Bernardo Sayão”, esclareceu José Arteiro, inspetor da Semob, que enfatizou sobre o trabalho de fiscalização relativo aos itinerários dos coletivos.
Texto: Sérgio Chêne
Foto: Fernando Sette