Prefeitura de Belém atende vinte bairros atingidos por chuvas

Obras Promorar

As ações integradas da Prefeitura de Belém, por meio do Comitê de Crise, instituído para minimizar os transtornos causados pelas chuvas e maré alta, possibilitaram, nesta terça-feira, 10, atendimento presencial em 20 bairros da capital. Parte desses bairros é de áreas baixas, próximos a canais passíveis de alagamentos, e sofrem influência das marés.
Os bairros atendidos por meio da ação foram: Terra-Firme, Guamá, Canudos, São Brás, Curió-Utinga, Souza, Marco, Condor, Jurunas, Cremação, Cidade Velha, Batista Campos, Maracangalha, Val-de-Cans, Miramar, Parque Verde, Pedreira, Mangueirão, Bengui e avenida Beira Mar, em Mosqueiro.  Outros bairros continuam sendo atendidos com as equipes de rotina das secretarias municipais.
Os órgãos municipais que atuam de forma integrada são: Defesa Civil Municipal, Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Guarda Municipal de Belém (GMB), e Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan), de Saúde (Sesma) e Meio Ambiente (Semma).
Carol Rezende, coordenadora do Comitê de Crise, destaca que as ações emergenciais foram iniciadas ainda no sábado, 7, quando uma chuva muito acima da média atingiu a capital paraense. “A Prefeitura destacou agentes de limpeza para garantir uma resposta mais imediata para as famílias atingidas”, lembrou. “Hoje, com a instituição do Comitê de Crise e do Decreto declarando situação de emergência, diversas ações do município passaram a ocorrer de forma integrada com as ações de limpeza de vias e canais, obras, assistência às famílias, orientação de trânsito e segurança em locais estratégicos”, reforçou.
456bb498-5714-44f5-a395-410fe6ec8599
Assistência – A Defesa Civil Municipal e a Funpapa continuam realizando visitas em residências atingidas pelas chuvas e maré alta. “Emitimos relatórios de segurança para esses locais. Desde sábado, até o início da noite desta terça-feira, não foi identificada nenhuma situação que motivasse interdição do imóvel, nem remanejamento de famílias. O sistema de alerta de desastres é atualizado diariamente e, até o momento, os danos apontam apenas para a necessidade de reforma de alguns imóveis afetados, mas sem abalo de estrutura que comprometa a segurança dos moradores”, explicou Carol Rezende, acrescentando que as famílias estão sendo cadastradas para encaminhamento de benefícios nos âmbitos municipais, estaduais e federais.
Limpeza – Nesta quarta-feira, 11, irão continuar as ações de limpeza manual na avenida Bernardo  Sayão, no trecho entre as avenidas Fernando Guilhon e Roberto Camelier, no bairro do Jurunas.
Em outro trecho da avenida, entre as ruas dos Mundurucus e Caripunas, a limpeza manual foi finalizada e será iniciada a dragagem do canal, para melhoria do escoamento da água da chuva. Esta atividade é gerenciada pelo Promaben e inclui abertura de via para execução de obras de drenagem.
No Bengui, também nesta quarta-feira, vai ser executada ação de desobstrução do canal Val-de-Cans, no trecho entre São Clemente e Ajax de Oliveira. Nesta área, equipes da Defesa Civil também estão atuando na identificação de imóveis atingidos.
“Estamos com mais de 200 agentes de limpeza urbana trabalhando para limpar vias, canais, comportas e sistemas de drenagem. O objetivo principal é diminuir ocorrências de obstruções, sobretudo, causadas por lixo descartado de forma irregular nesses locais”, explicou Cláudio Mercês, titular da Sesan.
Os canais Tucunduba, Cabanagem, Val-de-Cans (dentro do terreno da Marinha) também estão recebendo ações de limpeza esta semana.
Promorar – No bairro Maracangalha, diversas vias do Conjunto Promorar alagaram com a chuva de sábado. Desde então, equipes da Sesan iniciaram obras para facilitar o escoamento da água. Na noite de segunda-feira, 9, a avenida Arthur Bernardes foi interditada totalmente para a abertura de um canal auxiliar para escoamento da água. A próxima etapa prevê a tubulação e recuperação do asfalto, para liberação do fluxo de veículos no local.
Trânsito e segurança – Para o ordenamento do trânsito, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) está atuando com 34 agentes de trânsito e 16 viaturas em 16 pontos da cidade, beneficiando um total de aproximadamente 40 vias e áreas do entorno. O foco desta operação é orientar motoristas em vias de grande circulação durante os horários de pico, em momento de chuva intensa e também em locais afetados pelo transbordamento de canais durante o fenômeno da maré alta.
Em caso de alagamentos, os motoristas são orientados a seguir por rotas alternativas. Agentes de segurança da Guarda Municipal dão apoio com homens e viaturas para coibir crimes em locais como paradas de ônibus e em vias com lentidão do trânsito.
Doações – Um ponto de arrecadação foi montado na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, para receber doações para as famílias vítimas das chuvas. As famílias necessitam de utensílios de cozinha e casa, artigos de higiene e alimentos, além de água mineral. O posto de arrecadação funciona das 8h às 20h.
A Prefeitura disponibiliza contatos de emergência para informação e assistência às pessoas atingidas:
– Defesa Civil: 98439-0646;
– Funpapa: 98733-2914; e
– Promaben: 0800-0950016 (exclusivo para moradores da área da Bacia da Estrada Nova).
Texto: Lauro Lima
Foto: Nenhum