Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Almirante Barroso começa a ser sinalizada

Semob interdita Almirante Barroso para obras de sinalização - 11/09/2014 Crédito: Alessandra Serrão - NID/Comus
A Prefeitura de Belém começou a sinalizar toda a extensão da avenida Almirante Barroso, após a conclusão das obras de reparo e adequação do piso asfáltico da via realizado pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).
Com a passagem do período de intensas chuvas do mês de março, os trabalhos de sinalização horizontal e vertical foram iniciados pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
O projeto previa que a parte horizontal ficaria a cargo da Sesan, no entanto, a Semob assumiu inicialmente o serviço, possibilitando que a Secretaria de Saneamento seguisse os trabalhos na Av. Pedro Álvares Cabral, rua Sideral, João Paulo II, entre outras vias. “Como a Almirante Barroso é uma das ruas mais movimentadas da cidade e a Sesan estava com obras em diversos pontos de Belém, achamos por bem assumir este trabalho. Inicialmente optamos por implantar as faixas de pedestres. As faixas nos cruzamentos com as travessas Lomas Valentina e Angustura já estão em fase de conclusão. A Av. Almirante Barroso será totalmente sinalizada, desde a Cipriano Santos até a Tavares Bastos”, afirma Carlos Valente, diretor geral da Semob.
Valente explica que a opção pelas faixas de pedestres, como ponto inicial da sinalização, tem seus motivos. “A faixa de pedestre é uma segurança para que o pedestre possa fazer sua travessia com mais tranquilidade, é o espaço onde os condutores devem parar para garantir a segurança de quem passa por ali. Além disso, com as novas faixas mais visíveis, os radares tem maior facilidade para detectar veículos que ultrapassem a faixa no sinal vermelho”.
Além da sinalização horizontal, a via já recebeu diversas placas com sinalizações verticais. Segundo o diretor da Semob, as novas placas são melhores do que as anteriores. “São as chamadas placas no grau diamante, que, como o nome já indica, são muito mais refletivas que as anteriores. Quando o condutor jogar a luz, elas ficam cem por cento refletivas, ajudando na sua visualização”.
Além das faixas de pedestre, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana implantará ainda as faixas de aproximação e de retenção, as setas de indicação de sentido de tráfego e os novos bolsões para motocicletas. Em seguida, a Sesan executará um trabalho complementar, com sinalização horizontal de bordos laterais, inclusive da canaleta do BRT, além das faixas separadoras de tráfego e as legendas de velocidade.
Texto: João Alberto Rufino
Crédito: Alessandra Serrão – NID/Comus

Redes Sociais