Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

SeMOB orienta população nas paradas de ônibus de Belém

ec60f5a7-76d7-45e6-ac20-9458d96be2c3Desde esta segunda-feira, 13, a equipe de fiscalização de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) recebeu um incremento no número de colaboradores para aumentar a orientação quanto às medidas adotadas pela Prefeitura de Belém na prevenção à Covid-19. A equipe, originalmente formada por cerca de 12 pessoas, passou a ser reforçada por mais 50 colaboradores que trabalhavam como recepcionistas das estações e terminais do Sistema BRT Belém, que estão fechados em virtude da pandemia.
O reforço está sendo dividido em 12 pontos da área central de Belém, prestando orientação aos usuários quanto à necessidade de se respeitar a limitação máxima dos coletivos e também de manter uma distância de segurança enquanto aguardam nas paradas de ônibus. A equipe de fiscalização de transporte da SeMOB já vem atuando nos mais de 100 finais de linha de Belém, verificando a higienização obrigatória prevista em decreto do prefeito Zenaldo Coutinho, e também tem feito operações em pontos de parada para verificar o cumprimento da portaria da SeMOB, complementar ao decreto, que prevê lotação máxima de até oito passageiros em pé nos ônibus. O reforço passou a atuar em 12 paradas de grande fluxo de pessoas, como em São Brás, avenida Presidente Vargas e Ver-o-Peso.
Além do diálogo com a população e a distribuição de materiais informativos da Prefeitura de Belém sobre os riscos do novo Coronavírus, as equipes também buscam organizar as paradas com maior aglomeração de pessoas. Até o final da semana, o grupo de arte-educadores da SeMOB também passará a integrar este reforço com esquetes educativas.
“De nada adiantam as regras impostas pelo poder público se cada cidadão não entender que precisa fazer a sua parte para se preservar e preservar o próximo. Por isso, a Prefeitura de Belém está investindo nesse trabalho de conscientização, para que as medidas tenham a eficácia necessária”, explica o superintendente da SeMOB, Gilberto Barbosa.
Texto: Esperança Bessa

Redes Sociais