As ações realizadas pela integração das secretarias municipais que fazem parte do Comitê de Segurança Municipal seguiram nesta segunda-feira, 18, com fiscalizações nas barreiras, feiras livres, agências bancárias e rondas nos bairros da capital. As fiscalizações vêm ocorrendo diariamente e fazem parte do cumprimento ao decreto de lockdown, que visa entre as medidas, restrições para conter a propagação do novo Coronavírus em Belém.
Barreiras integradas – O trabalho de contenção e controle de fluxo, de veículos e pessoas, segue tendo a ação nas barreiras que funcionam em dois períodos: pela manhã, de 7h às 10h e no final da tarde de 16h às 19h.
Entre os locais que são fiscalizados pelo comitê da Prefeitura Municipal de Belém e Governo do Estado, estão as avenidas Júlio César, Almirante Barroso e Augusto Montenegro.
O balanço da Guarda Municipal de Belém nas três barreiras integradas entre Guarda Municipal, Superintendência de Mobilidade Urbana (SeMOB) e demais forças armadas, apontou 2.198 abordagens e 32 multas geradas pela GMB.
“Esse trabalho de fiscalização nas barreiras foi criado por conta do decreto de lockdown e visa controlar o fluxo de veículos em pontos estratégicos da cidade. Nossas equipes de agentes da SeMOB e Guardas Municipais, em integração com o Estado, abordam os condutores dos veículos verificando se estão nas ruas sem necessidade”, comentou o Inspetor Manfrine Tadeu. “Se for constatado que não existe um motivo essencial para estar na rua, a pessoa é notificada”, completou.
Feiras – Todas as feiras livres e mercados públicos de Belém seguem funcionando, mas com a determinação de evitar aglomeração, com segurança. No entanto, os espaços estão passando por rigorosa fiscalização para garantir e cumprir as medidas do decreto.
“Hoje retornamos nas feiras da Pedreira e Guamá e já percebemos que o cumprimento das diretrizes estabelecidas estão sendo adotadas pela maioria”, destacou a coordenadora da Ordem Pública, Elizete Cardoso. “Houve queda significativa no movimento nessas duas feiras que tem normalmente um grande fluxo de pessoas”, continuou.
Ainda de acordo com Elizete, a feira do bairro do Marco, na travessa Mauriti, também passou por fiscalização durante o dia. “Na feira do bairro Marco, tivemos que ser mais rígidos. O espaço estava desorganizado e com aglomeração. As equipes fizeram ordenamento, orientaram e cobraram o uso de equipamento de proteção e das práticas de higiene e o distanciamento social”, finalizou Elizete.
Equipes da Guarda Municipal percorrem, também, os bairros fiscalizando supermercados e agências bancárias para evitar aglomerações, além de atender as denúncias pelo 153, contato que recebe os flagrantes da população. Nessas ações são feitas orientações e notificações quando necessárias.
Texto: Thais Veiga