SeMOB intensifica ações de sinalização viária durante isolamento social

f95c4650-0e91-40fc-ab1f-8bf25c6259bcA Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) realizou melhorias na sinalização de trânsito em diversas vias do município, renovando a sinalização em 13 ruas de grande circulação. Até o final de maio, a sinalização em cerca de 18km de vias serão totalmente renovadas pelo órgão.
Entre os locais que já receberam os serviços estão as avenidas Almirante Barroso, Alcindo Cacela, parte das avenidas Nazaré, Magalhães Barata, Pedro Álvares Cabral, Presidente Vargas, travessas Mauriti, Nove de Janeiro, Três de Maio, 14 de Abril e Castelo Branco, rua Municipalidade, faixas exclusivas do BRT, além dos entornos do Pronto Socorro do Guamá, Unidade Básica de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento do Jurunas, Mercado Municipal do Bengui, e diversos outros pontos de grande circulação de veículos.
“Aproveitamos o período de isolamento para intensificar os trabalhos de sinalização, pois mesmo com a baixa demanda de veículos nas ruas, obviamente ainda havia a circulação daquelas pessoas dos serviços essenciais que, como o próprio nome sugere, atuam em segmentos muito importantes para sociedade e que por isso precisam se locomover com segurança no trajeto casa-trabalho-casa”, destaca o diretor geral da SeMOB, Carlos Valente.
A avenida Almirante Barroso foi uma das primeiras a serem sinalizadas, após a conclusão das obras de reparo e adequação do piso asfáltico realizado pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). A princípio, os serviços seriam divididos entre os dois órgãos, com a SeMOB responsável pela implantação das placas de trânsito, enquanto que a Sesan realizaria a pintura das faixas. Porém, o órgão de mobilidade urbana assumiu a tarefa para que a secretaria de saneamento desse prosseguimento às ações em outros locais.
“A Almirante Barroso é considerada uma das vias mais importantes de Belém, já que normalmente é utilizada por centenas de pessoas. Nesta etapa atual, em que as atividades serão retomadas aos poucos, a população já vai se deparar com uma nova realidade, pois atuamos em toda a extensão da via, desde a avenida Cipriano Santos até a Tavares Bastos”, completa Valente.
Os serviços coordenados pelo setor de projetos e sinalização de trânsito da SeMOB compreenderam a implantação de novas faixas de pedestres, faixas de aproximação e de retenção, setas de indicação de sentido de tráfego, novos bolsões para motocicletas, faixas separadoras de tráfego, legendas de velocidade e também demarcação de área de conflito, para evitar o fechamento de cruzamentos. Além disso, mais de mil placas indicando limite de velocidade, estacionamento proibido, sentido de via também foram implantadas em toda a capital. Na próxima semana, o cronograma montado pelo órgão ainda irá abranger outros 14 pontos do município.
Maio Amarelo – Em virtude da pandemia da Covid-19, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) adiou as ações educativas de rua programadas para o Maio Amarelo deste ano para o mês de setembro, quando a Semana Nacional de Trânsito é celebrada. Ainda assim, a mobilização da SeMOB não deixou o mês passar em branco. “Nossos agentes não só estavam envolvidos nas barreiras fixas do lockdown, como também circulando pela cidade para assegurar que a legislação de trânsito estava sendo cumprida. O fato de haver poucos veículos nas ruas poderia ser um atrativo para quem tentasse burlar a regulamentação, acreditando que as autuações estavam suspensas, mas as normas de circulação continuam valendo em sua totalidade”, aponta o superintende da SeMOB, Gilberto Barbosa.
“Muitas instituições que executam atividades relacionadas ao Maio Amarelo estão empenhadas no sentido de evitar a disseminação da pandemia do novo Coronavírus, porém a legislação de trânsito continua tendo validade e deve ser respeitada a qualquer momento, independente da presença ou não de um agente de trânsito no local. Isso é a garantia de um trânsito mais cidadão e seguro a todos, o objetivo principal da campanha”, reforça.
Texto: Ricardo Miranda
Fotos: Alessandra Serrão